Deputado Sinésio Campos entrega ao presidente da COP30 Relatório da Comissão Temporária COP30-Aleam com propostas em prol da Amazônia e da justiça climática
- Equipe Rede Mundo
- 22 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de ago. de 2025

O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP-30, esteve nessa quarta-feira (20) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde recebeu do deputado estadual Sinésio Campos (PT) o relatório elaborado pela Comissão Temporária da COP-30 e pela Comissão de Geodiversidade da Aleam. O documento reúne contribuições de entidades públicas e civis, organizações sociais, indígenas e cientificas, catadores e outros segmentos sociais, com propostas e sugestões para os debates da conferência que ocorrerá nos dias 10 a 21 de novembro de 2025.em Belém (PA).
O relatório destaca eixos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do Amazonas e da região amazônica, como a descarbonização da economia, a proteção dos povos indígenas, políticas de resíduos sólidos e logística reversa, a transição energética, a regulamentação do crédito de carbono e justiça climática.
Segundo Sinésio Campos, o material reflete a mobilização regional em torno da conferência climática. “Estamos entregando a voz da Amazônia, que vem de diferentes setores da sociedade, para que seja ouvida e considerada nas decisões globais”, afirmou.
André Corrêa do Lago agradeceu a entrega e ressaltou a importância da participação da sociedade amazônica no processo. O embaixador destacou que o Brasil terá papel central na COP-30, construindo compromissos capazes de integrar desenvolvimento econômico, justiça social e preservação ambiental.
Com a entrega do documento, a Assembleia Legislativa do Amazonas se insere de forma ativa no processo preparatório da COP-30, buscando garantir que as demandas locais e regionais estejam presentes no debate internacional sobre mudanças climáticas.
O relatório ainda será encaminhado para os ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Planejamento e Orçamento e à Casa Civil da Presidência da República.
Fonte: Com informações da Aleam




Comentários