top of page

Sinésio Campos realiza exposição sobre os produtos do babaçu e defende a viabilidade econômica da atividade

Foto: Assessora do deputado
Foto: Assessora do deputado

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou nesta quarta-feira, 26 de novembro de 2025, uma exposição dedicada ao potencial produtivo do babaçu, palmeira nativa da região que vem se consolidando como fonte de trabalho, renda e sustentabilidade para comunidades do interior do estado. O evento contou com a presença do deputado Sinésio Campos, autor da Lei nº 7.176/2024, que criou a Política Estadual de Incentivo à Produção e ao Consumo do Babaçu e seus Derivados.


Durante a mostra, foram apresentados mais de 40 produtos artesanais, incluindo óleo, leite de babaçu, sabão, pão, papel reciclado, cosméticos, carvão vegetal e peças de artesanato. Os itens foram desenvolvidos por moradores de Boa Vista do Ramos, com destaque para o trabalho da Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas da Comunidade do Aninga (COOPANINGA), formada por 20 famílias.


Sinésio Campos ressaltou que a iniciativa valoriza o conhecimento tradicional aliado à conservação ambiental. A legislação de sua autoria estabelece diretrizes para o manejo sustentável do babaçu, prevendo apoio técnico, incentivo ao consumo e fomento à produção comunitária como forma de impulsionar o desenvolvimento econômico com preservação da floresta.


Fonte: Aleam

 
 
 

Comentários


bottom of page