top of page
Buscar

Contaminação dos profissionais de saúde com a Covid-19 preocupa deputados


Foto: Joel Arthus

Na Sessão Ordinária Virtual Compensatória da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta segunda-feira (20), os deputados expuseram preocupação com a dimensão que a pandemia de Covid-19 no Amazonas está tomando, se espalhando em velocidade exponencial, contaminando profissionais da Saúde e encontrando os municípios do interior totalmente despreparados.

No Pequeno Expediente, o deputado Sinésio Campos (PT) foi o primeiro a se pronunciar sobre a infecção entre os profissionais da Saúde, lamentando a morte da Diretora do Serviço de Pronto Atendimento do São Raimundo, Ana Valéria Costa e de Sadi de Souza Ramos, agente comunitário de saúde que atuava na Ilha da Marchantaria, em Iranduba (a 57 km de Manaus). Segundo o parlamentar, os profissionais da Saúde estão se contaminando pela falta de políticas públicas voltadas para a saúde, atendendo nos hospitais casos confirmados ou não, contaminando pessoas que buscam atendimento para outras doenças e que acabam sendo infectadas.

O reforço de hospitais polo no atendimento à Covid-19 foi sugestão do deputado estadual Cabo Maciel (PL), através de indicativo ao Governo do Estado, para facilitar a remoção de pacientes do interior para os hospitais dos municípios polo. Segundo Maciel o reforço nos hospitais polo vai ajudar a desafogar a concentração de doentes nos hospitais de Manaus, que já estão lotados.

Adjuto Afonso (PP) apoiou o discurso de Sinésio Campos, destacando que é necessário direcionar locais específicos para atendimento à pandemia para diminuir a propagação dentro das unidades hospitalares. Ele também aprovou a sugestão de Maciel, afirmando que “é necessário dotar os hospitais polo, já que muitos munícipes não têm condições de vir até Manaus para se tratar”.

Serafim Corrêa (PSB) lamentou a atitude do presidente da República Jair Bolsonaro no último fim de semana. Para Serafim o presidente agiu com insensatez, estimulando carreatas em uma tentativa de quebrar o isolamento social. Serafim também se disse preocupado com a inauguração do hospital da Nilton Lins como referência ao atendimento de Covid-19, mesmo sem plena capacidade de funcionamento.

Therezinha Ruiz (PSDB) parabenizou a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) por disponibilizar atendimento psicossocial por telefone à população e à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que está doando alimentos às famílias de cerca de 200 mil alunos para ajudar nesse momento.

Alessandra Campêlo (MDB) falou sobre requerimento de sua autoria, solicitando aos órgãos de proteção ao consumidor e às câmaras municipais do interior, que fiscalizem a prática de preços abusivos de alimentos como feijão e farinha que, como em Boa vista do Ramos (a 269 km de Manaus), tiveram alta de até 400%.

Já Dermilson Chagas pediu mais transparência do Governo do Amazonas na gestão da saúde pública. De acordo com Chagas na página de transparência do Governo não consta dotação orçamentária, apenas o valor empenhado. “Ou a Assembleia tem um posicionamento firme ou teremos mais manifestações cobrando de nós. Temos de apoiar o governo mas também criticar os erros”, afirmou.

Joana Darc anunciou que a partir de amanhã a secretária de Saúde Simone Papaiz estará à disposição dos deputados para fazer esclarecimentos e em resposta a Dermilson Chagas afirmou que a Secretaria de Fazenda está trabalhando na transparência dos recursos. Joana também sugeriu que fosse criada uma unidade de saúde na área ao lado da arena da Amazônia com testes rápidos e atendendo sintomas leves, evitando que a população procure os hospitais que estão supercontaminados.

No Grande Expediente, Carlinhos Bessa (PV) lamentou que boa parte da população ainda não leve a sério a gravidade da pandemia e disse que de nada adianta as providências dos

Governos Estaduais e Federais se as pessoas não fizerem a parte delas.

Fausto Junior (PV) relatou visita a Presidente Figueiredo (a 107 km de Manaus) onde existem suspeitas de subnotificação dos casos de Covid-19 e também lembrou a importância da reabertura dos atendimentos ambulatoriais para tratar outros problemas de saúde.

Sinésio Campos (PT) apelou aos colegas parlamentares que aprovassem indicativo de autoria dele para que o prazo de pagamentos de empréstimos da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) aos produtores rurais fossem dilatados. “Os produtores rurais precisam desse apoio, principalmente aqueles que colocam os alimentos na nossa mesa”, afirmou Sinésio.

Serafim Corrêa sugeriu a disponibilização dos medicamentos às pessoas diagnosticadas clinicamente com Covid-19 para que elas já saiam das unidades com os medicamentos em mãos, mas Joana Darc, apesar de concordar com a ideia, destacou que um dos medicamentos, o Tamiflu, é distribuído aos estados pelo Ministério da Saúde, nãos dependendo do estado a aquisição do medicamento.

Adjuto Afonso (PDT) apresentou requerimento solicitando informações sobre os critérios de contemplação dos beneficiados do auxílio emergencial de R$ 200 concedido pelo Governo do Estado. Em resposta, Joana Darc explicou que o benefício será concedido àqueles cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios.

Dr. Gomes (PSC) criticou o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pelo envio dos 20 respiradores ao Amazonas semanas atrás, que, segundo Gomes, estavam incompletos. Dra. Mayara (PP) defendeu a intervenção do Governo Federal na saúde pública do Amazonas, tendo apoio dos deputados Felipe Souza (Patriota), Dermilson Chagas e Wilker Barreto (Podemos) e Belarmino Lins (PP) sugeriu cooperação com a Secretaria de Segurança para garantir a integridade física dos profissionais de saúde nos hospitais.

Fonte: Aleam - Texto: Fernanda Barroso

bottom of page