top of page

Aleam recebe Plano da Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu elaborado pela UEA

  • há 14 horas
  • 2 min de leitura
Foto (Crédrito: Aleam)
Foto (Crédrito: Aleam)

Professores e técnicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) apresentaram, durante reunião realizada nesta quinta-feira (20/8) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os resultados da atual etapa de elaboração do Plano da Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu, localizada na zona Oeste de Manaus.


O estudo busca promover o ordenamento da bacia, contribuindo para o uso adequado e sustentável dos recursos hídricos, além de ampliar a conscientização da população sobre a importância da preservação e do uso responsável da água.


Representado pelo diretor-geral-adjunto, Marcelo Valente, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adjuto Afonso (UB), destacou a relevância do tema para o Amazonas, onde os rios desempenham papel fundamental no transporte e em diversas atividades econômicas e sociais.


“Nossos rios são nossas estradas e a população depende deles para o transporte, o turismo e diversas outras atividades. Por isso, estamos abrindo as portas da Assembleia para ouvir e apoiar os estudiosos da nossa Universidade Estadual”, afirmou.


A elaboração do Plano da Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu é resultado da integração entre a gestão ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a pesquisa científica desenvolvida pela UEA.


O coordenador do plano pela universidade, o professor Carlossandro Albuquerque destacou a importância da apresentação dos resultados e do apoio da Assembleia ao processo de construção do documento.


“O objetivo aqui é, primeiro, apresentar os resultados da pesquisa; segundo, dar visibilidade ao plano; e, terceiro, contar com a participação da Assembleia nas audiências públicas que teremos. A participação dos deputados é importante, tendo em vista o impacto do plano nas atividades econômicas e sociais e, principalmente, no ordenamento da bacia”, explicou.


Por meio dessa integração interinstitucional, o Amazonas avança na elaboração de um Plano de Bacia Hidrográfica, instrumento que deverá contribuir para o ordenamento dos usos dos recursos hídricos e para a formulação de políticas públicas voltadas à conservação e à gestão sustentável da água.


Participaram da reunião os professores e técnicos Carlossandro Albuquerque, Carlos das Chagas, Fabrícia Moreira, Thiago Santos, Adaiana Monte, Jadson Maciel, Erivelton Monte, Frankilandio Costa, Cláudia Pimenta, Ieda Batista, Francisco Braz e Maria da Glória Barcelos.


Fonte: Aleam

 
 
 

Comentários


bottom of page