top of page
Buscar

Sinésio Campos indica construtor para Medalha do Mérito Legislativo da Aleam


O mestre de obras e empresário Manuel Regis Barbosa foi a personalidade indicada pelo deputado Sinésio Campos (PT) para receber a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quinta-feira (10), às pessoas homenageadas pelas atuações nas mais diversas áreas no Estado.


Cada um dos 24 deputados da Aleam foi responsável pela indicação de um dos nomes que receberam a comenda, por meio das medalhas. As outras duas indicações que completam a lista são do Conselho da Ordem e da Mesa Diretora. “Por todo o esforço e a inclusão em grandes projetos da construção civil no Amazonas, estamos fazendo essa justa homenagem ao profissional Manuel Barbosa”, justificou Sinésio Campos.


O nome de Manuel Regis Barbosa foi o indicado pelo deputado Sinésio Campos que ressalta o esforço pessoal e da vida profissional na área da construção civil. Manuel Barbosa, nascido no bairro de Educandos (Zona Sul), em 1933, teve de enfrentar muitas dificuldades para a sua formação educacional. Trabalhou como pedreiro aproximadamente de 1952 a 1957, na qual tem muito orgulho de ter participado na construção o Hospital Militar de Manaus que foi fundado em 1953.


Foi funcionário em 1964 da empresa IB Sabbá (Refinaria de Manaus – Remam), inaugurada oficialmente em 1957. Em 7 de junho de 1967, ingressou nas Centrais Elétricas do Amazonas (Celetramazon) que logo depois viria a se chamar Companhia Elétrica de Manaus (CEM), na função de supervisor de construção de usinas hidrelétricas.


Durante a sua permanência nas Centrais Elétricas, construiu a sede da Delegacia Regional do Ministério do Trabalho em Coari, Manicoré (1969), Autazes (1970), São Paulo de Olivença, Atalaia do Norte, Pauini Santo Antônio do Iça, Novo Airão e Codajás. De 1970 a 1973 construiu as usinas elétricas de São Paulo de Olivença, Autazes, Santo Antônio do Iça, São Paulo de Olivença, Benjamim Constant, Codajás, Anori, Pauini e Nhamundá. Trabalhou ainda, como mestre de obras, em empresas de iniciativa privada como Casa Construção habitação e Arquitetura LTDA. Além destas, trabalhou em outras Empresas na área da construção civil.


Em 1986 funda a sua própria empresa na área da construção civil, a Construtora Regis Barbosa Ltda, período em que realizou muitas construções em Manaus dentre elas podemos destacar a Sede da Igreja Adventista de Manaus e vários estabelecimentos comerciais como o porto da primeira Fábrica de Cimento do Estado do Amazonas, a Nassau Itautinga, antiga CAIMA. Em 1995, mudou-se para o sudeste brasileiro, mais precisamente para o município de Hortolândia Estado de São Paulo para colocar todo o seu conhecimento arquitetônico e na área da construção civil a prova dos profissionais de uma grande cidade e recomeçar uma nova carreira e uma nova vida. Encerrou as atividades de trabalho, nos canteiros de obras, em 2004.


A Ordem do Mérito Legislativo é concedida a soberanos chefes de Estado e de Governo, políticos, magistrados, membros do Ministério Público, militares, diplomatas, professores, cientistas, escritores, servidores, desportistas e outras personalidades, pelos respectivos e relevantes serviços vinculados ao cumprimento do interesse público. A comenda compreende a categoria Grande Mérito, destinada a premiar pessoas vinculadas às searas cultural, científica, desportiva, empresarial e para homenagear o exemplar comportamento de agentes públicos no exercício de suas respectivas carreiras funcionais.

Fonte: Aleam - por Assessoria do Deputado


bottom of page