top of page
Buscar

Procuradoria da Mulher da Alepa participa do lançamento do Observatório da Mulher, em Brasília


Foto: Yeda Loiola (AID/Alepa)

A procuradora especial da mulher da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputada Professora Nilse Pinheiro (Republicanos), participou do lançamento do Observatório Nacional da Mulher (ONMP) da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (30), em Brasília (DF). A solenidade ocorreu de forma virtual e teve a participação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e procuradoras estaduais da mulher das Assembleias Legislativas do Brasil.


O órgão do Governo Federal vai integrar o Conselho Consultivo e orientar as macroagendas de pesquisa. A deputada e procuradora professora Nilse foi convidada pela procuradora da mulher na Câmara, deputada federal Tereza Nelma (PSDB/AL), para compor o grupo de estudo do observatório (ONMP).


O grupo é um novo mecanismo que vai contemplar os eixos "Violência Política contra a Mulher", "Atuação Parlamentar e Representatividade" e "Atuação Partidária e Processos Eleitorais". Entre os objetivos específicos constam elaborar, realizar e apresentar pesquisas, estudos e índices analíticos relacionados à participação da mulher nos espaços de poder.


Para a deputada procuradora professora Nilse, o ONMP já começa grandioso, com a adesão de mais de 40 entidades. "Tenho certeza que o Observatório será um instrumento muito importante para conseguirmos avançar na questão do enfrentamento à violência política, que por muito anos foi invisibilizada, a despeito de ser essa uma das principais causas da sub-representação das mulheres na política em nosso país e principalmente no nosso Estado, o Pará. Como Procuradora Especial da Mulher da Alepa, acredito que essa ferramenta vai nos possibilitar um estudo aprofundado sobre a realidade das mulheres eleitas em todas as esferas e Estados", afirmou a parlamentar.


Fonte: Alepa

bottom of page