top of page
Buscar

Assembleia Legislativa homenageia profissionais de educação com a Medalha Ignês de Vasconcellos Dias


Foto (Crédito: Hudson Fonseca)

Na tarde desta terça-feira (18), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Especial para entrega da Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcellos Dias, no Plenário Ruy Araújo. Na ocasião foram homenageados 32 professores, sendo 22 indicados por parlamentares e 10 indicados pelo Fórum Estadual de Educação do Amazonas.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), falou da importância da homenagem aos profissionais de educação de todo Amazonas. “A medalha significa um reconhecimento ao trabalho dos educadores do Amazonas. Todos que receberam merecem essa homenagem, pois o que fazem pela educação faz toda diferença para as crianças e jovens do Amazonas”, afirmou.

A medalha foi criada pela Resolução Legislativa nº 459/2009, de autoria da deputada Therezinha Ruiz (PL), com o objetivo de homenagear os profissionais da área de Educação, que se distinguirem por seus méritos tanto na educação pública como privada, no âmbito do Estado do Amazonas. “Eu propus a criação da Medalha com o nome de uma grande educadora, a Professora Ignês de Vasconcellos Dias. Então considero a medalha muito importante e a considero hoje a segunda maior Medalha desta Casa”, declarou Therezinha Ruiz.

A professora que nomeia a medalha também foi lembrada pela homenageada Etelvina Garcia, professora, jornalista e autora de livros sobre o Amazonas e indicada pelo deputado Serafim Correa (PSB). “Essa Medalha faz uma justa homenagem, muito significativa e muito expressiva a uma professora que anda meio esquecida. É a Professora Ignês de Vasconcellos Dias. Vinda de uma família tradicional de Itacoatiara, veio para Manaus no início dos anos 1940, bacharel em Direito, aluna brilhante do Instituto de Educação, Professora Laureada e foi a primeira diretora do Grupo Escolar Princesa Isabel”, destacou.

Emocionado pela homenagem, o professor indicado pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB), que atua na Escola Escola Estadual Padre Seixas, localizada no município de Barreirinha (distante 331 km de Manaus em linha reta), Evaldo de Jesus Valente Belo, falou sobre o momento ímpar em sua carreira.

“Somos muito gratos e eu tenho certeza que essa premiação será como um incentivo para outros colegas. Nós desenvolvemos projetos com a Fapeam há 10 anos, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE). São 10 anos consecutivos desenvolvendo projetos e buscando a iniciação científica junto aos nossos alunos. E hoje é um momento de felicidade para mim e todos nós que estamos trabalhando nesses projetos”, afirmou.

Para a professora e coordenadora da Faculdade Metropolitana (Fametro) de Parintins (369 km), Lanira Garcia Cardoso, indicada pelo deputado Saullo Vianna (UB), a homenagem é um reconhecimento da à sua trajetória.

“Eu comecei atuando como administrativa, fui secretária, fui professora, fui coordenadora 10 anos da Seduc, secretária de educação de Barreirinha e hoje estou na Fametro. Eu agradeço a todos que participaram comigo dessas gestões e quero compartilhar com eles, com todos que trabalharam e que trabalham atualmente. E quero agradecer ao deputado Saullo Vianna por ser reconhecida por essa Medalha”, agradeceu.

Segundo o professor de História e Geografia da Escola Estadual Júlio César de Moraes Passos, localizada na zona Norte de Manaus, Evandro Pereira de Souza, a homenagem é um sinal de que os educadores não estão sozinhos. Evandro foi indicado pelo deputado Adjuto Afonso (UB) e coordena o projeto Recicla Manaus que combate o aquecimento global.

“É ainda mais gratificante ver os alunos dando continuidade a esse trabalho. Alunos que poderiam estar sendo assediados pelo tráfico, estar na criminalidade e que estão tendo novos objetivos e a possibilidade ganhar dinheiro honestamente. Isso é gratificante para nós , professores: poder mudar a realidade social de uma comunidade”, finalizou.

Fonte: Aleam

bottom of page