top of page
Buscar

Alepa vai instalar comissão sobre impactos do incêndio no depósito da Imerys, em Barcarena

Com o intuito de acompanhar e avaliar os impactos e os riscos à comunidade atingida, após o incêndio no depósito de produtos químicos nas dependências da mineradora Imerys, no município de Barcarena, nordeste do Pará, ocorrido no dia 06 de dezembro de 2021, uma Comissão Parlamentar de Estudo e Acompanhamento será instalada nos próximos dias para ampliar as diligências, ouvir a população que vive no entorno e as autoridades competentes.

Deputado Carlos Bordalo - Foto: Ozeas Santos (AID/Alepa)

A iniciativa é do deputado Carlos Bordalo, presidente da Comissão dos Direitos Humanos e do Consumidor na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). O parlamentar anunciou a instalação durante a Sessão Ordinária desta terça – feira (22.02) e ressaltou o objetivo dos trabalhos.


“Estamos preocupados com a situação e realidade daquela população e com a questão ambiental, como está a saúde das pessoas e o fator econômico. Precisamos saber como estão e o que está sendo feito para minimizar os impactos. Queremos que as multas aplicadas à empresa possam ser revertidas para atender as necessidades das famílias e à comunidade local”, destacou.


“É importante que se estabeleçam políticas de geração de emprego e renda, apoio aos comerciantes, ao turismo, aos barraqueiros e aos jovens. Ao mesmo tempo, vamos escutar o estado e o município, a prefeitura municipal, o Ministério Público, a Defensoria Pública, entre outras”, completou.


Criada em 2021, a comissão é formada por cinco membros. Integram a comissão o deputado Carlos Bordalo (PT), Marinor Brito (PSOL), Ana Cunha (PSDB), Dr. Jaques Neves (PSC) e Dr. Galileu (PSC). Os trabalhos terão a duração de 120 dias, podendo ser prorrogados por igual período, de acordo com a necessidade.


Atuação


Assim que houve o incêndio nas instalações da mineradora, os deputados realizaram diligências no local e ouviram a comunidade. Em Barcarena, a comitiva foi recebida por funcionários da empresa.


Na ocasião, Juarez Borges, diretor industrial da Imerys RCC, e Wilney Paiva, diretor de operações, informaram aos parlamentares como ocorreu o incidente e visitaram o galpão onde houve o vazamento e a combustão do Hidrosulfato de sódio (NA). Também reuniram com o prefeito, Renato Ogawa, e secretários municipais.


Na oportunidade, representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, Defensoria Pública e OAB acompanharam a comitiva parlamentar.


Entenda o caso


Na noite da segunda – feira (6.12), a região do Distrito Industrial Vila do Conde, em Barcarena, foi tomada por fumaça branca, após um incêndio em um dos depósitos de produtos químicos da mineradora, provocando problemas de saúde aos moradores, com registros de alguns sintomas como ardência nos olhos e na garganta, falta de ar, dor de cabeça e desmaios. Segundo relatos, esse seria o décimo incidente na empresa com grandes proporções.

Fonte: Alepa

bottom of page