top of page
Buscar

Entidades do Estado do Pará realizam I Encontro de Servidores Públicos


Foto (Crédito: Alepa)

Foram dois dias de palestras destinadas a servidores de Instituições públicas do Estado do Pará, que receberam aperfeiçoamento para as suas habilidades. A programação reuniu cerca de 2.300 servidores no Centro de Convenção da Amazônia-Hangar.

O I Encontro dos Servidores Públicos do Estado do Pará aconteceu na terça e quarta-feira (29 e 30.10) e teve como tema: "Da essência à alta performance", com o objetivo de estimular o engajamento entre os servidores dos órgãos parceiros, através do compartilhamento de boas práticas em gestão de pessoas.

A programação foi feita em homenagem ao dia do Servidor Público que é comemorado em 28 de outubro.

Na abertura do evento, representando o Poder Legislativo, o deputado Victor Dias, acompanhado do deputado Thiago Araújo, parabenizou a iniciativa do Dr. Sérgio Leão, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCM), em envolver entidades do governo num evento que é significativo aos que realizam o trabalho público no Estado. "Essa iniciativa é muito boa, já que todos nós trabalhamos para atender às demandas do Estado do Pará. É uma atitude primorosa, o servidor público é o motor dessas Instituições que prestam serviços para o Estado", disse.

Em seguida veio a primeira palestra com Pedro Calabrez que falou sobre: Por que é tão difícil mudar? A palestra discutiu o motivo pelo qual os seres humanos apresentam dificuldades em mudar hábitos e atitudes para conquistar seus sonhos.

Foto (Crédito: Alepa)

A deputada Ana Cunha destacou que a estrutura pública de um órgão é o servidor público.

"O servidor público é que mantém o serviço de um órgão, de uma entidade, é ele que transforma e alavanca o trabalho do Estado. Essa união de várias instituições é muito importante, são diversos segmentos com um único objetivo: servir o Pará", afirmou.

Para o servidor Max Ribeiro, que há 35 anos faz parte do quadro de colaboradores da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), trabalhar a questão da remuneração é ótimo. " É muito bom trabalhar a remuneração, assim como também a capacitação. Os órgãos devem apresentar ferramentas para que cada servidor execute seu trabalho com prazer, respeitar o servidor, capacitar e valorizar é o que sempre buscamos", confirmou.

"Estamos de parabéns, somos Servidores Públicos e, juntos, buscamos um compartilhamento de responsabilidade do nosso trabalho que é servir a população desse Estado. Esse evento é para melhorar a qualidade do servidor. A palestra inicial fala de mudança, todos devemos ter uma mudança, seja nos hábitos ou comportamentos", falou a deputada professora Nilse Pinheiro, procuradora da Procuradoria Especial da Mulher da Alepa.

Às 9h34, teve início a primeira palestra do segundo dia. Leandro Karnal deu destaque para a importância do servidor público na proteção do bem público. "É o servidor que serve a população e não o contrário. No serviço público deve haver estratégias e elas são produzidas por você, servidor. Sem o serviço público esse país não anda, portanto, sejam capacitados e respeitados", afirmou.

"Essas palestras, sobretudo, ajudam o nível de informação do servidor e acredito que as carreiras de servidor público podem ser sólidas. O importante é a presteza e a qualidade do serviço que é feito à população", disse o deputado Eliel Faustino.

Pedro Schestatsky, palestrante, deu uma aula sobre cérebro e produtividade. "A Neurociência, aplicada à produtividade, permite o desenvolvimento de uma nova visão, processos e práticas de gestão para lidar com a mudança e inovação", falou ele que complementou ainda: "Os servidores públicos cuidam da nossa vida e mostrei a eles que eles podem ser seu próprio médico quando cuidam de si mesmo", disse.

Encerrando as atividades, o palestrante Eduardo Rocha disse que: "As pessoas podem usar seus próprios recursos para alcançar objetivos específicos como ter mais foco e concentração naquilo que deseja", falou.

Durante o evento foi feito o lançamento do prêmio Inovatividade 2020, que é uma iniciativa de agentes públicos do Estado do Pará em uma Rede de Compartilhamento de Boas Práticas em Gestão de Pessoas. Inovatividade é uma inovação que se refere a um processo interativo em novo cenário e/ou nova oportunidade de atuação ou serviço, com base no desenvolvimento, produção e melhorias de processos e práticas institucionais.

O Encontro aos servidores públicos foi uma realização do: Governo do Estado do Pará, Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA), Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE), Ministério Publico do estado do Pará (MPPA) e Ministério Publico de Contas dos Municípios do Estado do Pará (MPCPa).

Fonte: Alepa

bottom of page