top of page
Buscar

Alepa abre Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento


Foto (Crédito: Alepa)

A Sessão Especial pedida pelo deputado Dirceu Ten Caten, nesta segunda-feira (24/06), no auditório João Batista, abriu oficialmente a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, criada após a aprovação autor da lei nº 8.841, de 8 de abril de 2019, que institui a Semana.

No período de 24 a 27 de junho, várias atividades serão realizadas em parceria com várias instituições ligadas à produção de conhecimento, como a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Estado do Pará, da Universidade do Estado do Pará - UEPA, do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá - PCT Guamá, do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE-PA, da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do gabinete do deputado estadual Dirceu Ten Caten.

Todas essas instituições estavam representadas durante a Sessão. "É muito importante o Parlamento abraçar esta causa, e por isso, resolvemos apresentar a proposta de criação desta semana dedicada à produção de conhecimentos", destacou o deputado. "Temos consciência da relevância da ciência como ferramenta do desenvolvimento sustentável e da inclusão social", avalia.

O parlamentar anunciou que até o final de junho, durante a votação e aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, está prevista a aprovação de uma autorização para o Governo do Estado aplicar recursos de outras áreas em ciência e tecnologia, sem autorização prévia do Poder Legislativo.

O Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, Carlos Maneschy, elogiou a proposição. "Uma das nossas dificuldades é trabalhar com recursos limitados e na celeridade necessária. Essa proposição vai promover uma desburocratização que vai ajudar a promover desenvolvimento", diz Maneschy.

Ele também afirmou que "é necessário tornar a compreensão da ciência como algo popular. Claro que em um país com tantas desigualdades sociais, é compreensível que isso não aconteça na proporção devida, mas eventos como este ajudam, ter essa temática na agenda popular vai proporcionar muito mais oportunidades em termos de desenvolvimento e de acesso a orçamento", conclui o secretário. O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Iran Lima, enalteceu a presença de representantes do Governo ao lado de representantes da cadeia produtiva do Pará. "É isso que o Estado busca incessantemente, unir todos os segmentos da ciência e tecnologia, a academia, o setor produtivo, para garantir o desenvolvimento a partir do conhecimento", afirma.

Fonte: Agência Brasil

bottom of page