Buscar

Festival da Pororoca recebe o reconhecimento e apoio da Alepa


O tradicional Festival da Pororoca, realizado anualmente no município de São Domingos do Capim, no Nordeste do Pará, está em sua 19ª edição e conta com o apoio de empresas privadas e instituições públicas, dentre elas a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A programação iniciou na última sexta-feira (22) e encerra neste domingo (24).

Reconhecendo a importância do festival para o incentivo do esporte e fomento do turismo na região, a Assembleia Legislativa aprovou, em maio de 2017, o Projeto de Lei 19/2016, de autoria do deputado estadual Carlos Bordalo, considerando o Festival de Surf na Pororoca como Patrimônio Imaterial do Estado do Pará.

Ao todo 80 surfistas participam da competição, que este ano realiza o primeiro Campeonato Nacional de Surfistas Ribeirinhos da Pororoca, com a participação de competidores do Pará, Amapá e Maranhão, estados nos quais ocorre o fenômeno. As ondas da região podem alcançar três metros, com duração de até 15 minutos.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo), Noélio Sobrinho, o desempenho dos surfistas ribeirinhos é resultado do incentivo ao esporte, comprometido com a inclusão.

“ Ao longo desses 20 anos, desenvolvemos muitas ações. Além da realização e divulgação do nosso tradicional festival, trabalhamos a inclusão de ribeirinhos, doando pranchas e acompanhando sua evolução. Muitos deles não conheciam o mar, e hoje participam do campeonato”, evidenciou.

Sobrinho também destacou a importância da Alepa para o evento.

“ O apoio da Alepa é fundamental, é um grande incentivo para investirmos mais nesse esporte, que é um fenômeno e atrai os olhares de todo o mundo, servindo de vitrine para o turismo no nosso Estado”, disse.

O evento atrai a circulação de 15 a 20 mil pessoas na cidade diariamente. Mas neste fim de semana o número de turistas pode chegar a 30 mil. Isso porque a cidade recebe outras competições, como torneio de vôlei, torneio de canoagem, concurso Garota Pororoca, além de shows com artistas.

Pororoca

A Pororoca é um fenômeno natural formado pelo encontro das águas do mar com o rio, que ao se unirem formam ondas grandes e fortes. São Domingos do Capim é a cidade sede do evento, sendo considerada a capital nacional da onda. Por causa da prática da modalidade esportiva, ela ganhou destaque e reconhecimento mundial, atraindo turistas do Brasil e de outros países.

Fonte: Alepa - por Mara Barcellos

#alepa