Buscar

Governo inaugura Centro de Levantamento de Pesos


Instalação é a primeira do País exclusiva para modalidade e a mais moderna do gênero da América Latina

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra, Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro, inauguram na sexta-feira (25), o Centro Nacional de Levantamento de Pesos, no Rio de Janeiro.

A instalação, localizada no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), é a primeira do País exclusiva para modalidade e a mais moderna do gênero da América Latina.

O centro foi construído com recursos do ministério e integra a Rede Nacional de Treinamento, em estruturação em todo o País. Os equipamentos utilizados nos Jogos Rio 2016 serão utilizados na instalação, que atenderá atletas olímpicos e paralímpicos (halterofilismo).

Atualmente, o Cefan conta com mais de 60 atletas de levantamento de peso olímpico. Alguns são oriundos dos projetos de base, como o Programa Forças no Esporte (Profesp), e fazem parte da seleção brasileira adulta. Essa equipe soma mais de 150 medalhas nacionais e internacionais, além de diversos recordes na modalidade.

A utilização do centro permitirá o fortalecimento da modalidade, especialmente por meio de parcerias com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e com a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP).

Será garantida a realização de competições nacionais e internacionais a partir de 2017, assim como cursos, congressos e seminários.

O Cefan recebeu, ao todo, recursos da ordem de R$ 19 milhões do ministério para reforma e construção de novas instalações para receber delegações estrangeiras como sede de treinamento para os Jogos Rio 2016 das modalidades de futebol, polo aquático e vôlei.

Toda a estrutura é utilizada por atletas de alto rendimento das Forças Armadas, como também por alunos de projetos sociais e de base desenvolvidos, com o apoio do ministério, no Cefan.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte

#esporte