top of page
Buscar

Haddad é um visionário urbano, diz Wall Street Journal


Publicação norte-americana elogia o “esforço progressista” do prefeito para transformar São Paulo em uma “zona amigável para bicicletas e ônibus".

O jornal norte-americano ‘Wall Street Journal’ elogiou, em matéria publicada em seu site na quarta-feira (23), as ações do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para democratizar o trânsito da cidade.

“O esforço progressista mais visível é tentar converter esta cidade de 12 milhões de pessoas, sufocada pelo tráfego em uma zona amigável para bicicletas e ônibus, onde carros particulares são tratados como uma peste”, avaliaram os autores da matéria, Reed Johnson e Rogerio Jelmayer.

Para eles, Haddad seria considerado um “visionário urbano” se assumisse o cargo em cidades como São Francisco, Berlim ou outra metrópole progressiva.

Em uma cidade “lamentavelmente escassa de áreas verdes”, diz a reportagem, o fechamento da Avenida Paulista para o tráfego de veículos aos domingos agradou a pedestres, skatistas e ciclistas, mas foi mal recebida por comerciantes e por moradores de áreas próximas.

A publicação também aborda as críticas que o petista tem recebido de parte da população. A criação de ciclovias ganhou boas notas do público, afirma o jornal. No entanto, a iniciativa, lembra o texto, “indignou motoristas, que enxergam as ações do prefeito como uma intromissão quase socialista”, analisou.

Segundo a matéria, Haddad é admirado no exterior. “Não é de se espantar que o prefeito de São Paulo ouça algumas reclamações. Quando se pressiona o status quo, ele reage”, avaliou Janette Sadk-Khan, responsável pela expansão de ciclovias em Nova York.

Para ela, Haddad deixará sua contribuição para que São Paulo seja uma cidade mais sustentável.

Fonte: Agência PT de Notícias/ Foto: Fábio Arantes/Secom

bottom of page