Buscar

Assembleia Legislativa elege novo “deputado”, dentro do programa Parlamento Jovem


stadual Marcantônio Vilaça I (Cidade Nova – Zona Norte) vai ser a primeira escola pública a sediar, neste ano, uma eleição do programa Parlamento Jovem, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso. Durante toda a manhã desta quinta feira (26), os alunos das três turmas de terceiro ano, do tempo integral, vão eleger dois representantes que vão integrar o “Parlamento Jovem” e atuar como um deputado estadual ao longo do ano de 2015.

O Parlamento Jovem é realizado anualmente nas escolas públicas e privadas da capital, e algumas cidades do interior que se inscrevem antecipadamente, e tem por objetivo possibilitar aos estudantes a vivência do processo parlamentar. Eles participam de uma jornada completa na Assembleia Legislativa, tomam posse, discutem novas leis e apresentam projetos de lei. A iniciativa tem por objetivo, despertar o interesse do jovem pela política e pelas ações de cidadania.

A escolha do deputado jovem e seu suplente vai ocorrer logo após uma palestra ministrada, na escola, pelos coordenadores do programa. Durante esse primeiro encontro são apresentados os objetivos e metas, além da metodologia e regras da eleição. Além da capital, a escolha dos representantes se dará também nas escolas do interior. Pela previsão dos coordenadores, o Parlamento Jovem, composto por 24 estudantes eleitos, estará formado até o mês de maio.

O primeiro “deputado jovem” a ser eleito para este ano, saiu da escola particular Celus, por iniciativa da própria escola que ao levar seus alunos para conhecer a Assembleia Legislativa por meio do projeto “Conhecendo o Legislativo”, no qual os estudantes passam um dia conhecendo o parlamento estadual, se interessou em eleger um representante.

Fonte: Aleam

#politica