top of page
Buscar

Senadores comemoram resultado de testes de vacina contra o novo coronavírus


Foto: Fiocruz

O anúncio de testes bem sucedidos com uma das vacinas que estão sendo desenvolvidas contra o novo coronavírus, feito nesta segunda-feira (9), teve repercussão entre os senadores. A notícia veio da Pfizer, uma das empresas farmacêuticas que trabalham no desenvolvimento de uma vacina contra covid-19. Segundo a empresa, dados iniciais de um estudo apontaram 90% de eficácia na prevenção da doença.


“É a mais alta taxa de efetividade — um nível de sucesso comparável ao da vacina contra o sarampo — apresentada entre os imunizantes em teste com voluntários. Desenvolvida junto com o laboratório alemão BioNTech, a vacina está prestes a concluir sua última fase de testes, que conta com a participação de cerca de 44 mil voluntários”, comemorou o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) pelo Twitter.


As empresas afirmaram que, até o momento, não foram encontrados problemas de segurança com a vacina em testes. A expectativa é de que a autorização para o uso emergencial da vacina nos Estados Unidos seja pedida ainda neste mês. Para o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a notícia traz a esperança de dias melhores. “No meio de tanta notícia ruim, saber que a vacina está próxima nos dá esperança. Dias melhores precisam vir!”, afirmou Randolfe pelas redes sociais.


Economia

Além de comemorar a esperança trazida pela notícia, Alvaro Dias também mencionou o reflexo do anúncio nas bolsas de valores mundiais. “Os principais índices globais operam em forte alta nesta segunda-feira (09/11) com o anúncio da eficácia da vacina da Pfizer contra a covid-19. (...) O anúncio da Pfizer ofusca o aumento de casos da doença nos EUA e na Europa, que adota medidas de lockdown para conter a segunda onda de infecção”, afirmou o senador.


A notícia sobre os testes também foi compartilhada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), que pelo Twitter comemorou: “Esperança”. Já o senador Plínio Valério (PSDB-AM) compartilhou outra notícia sobre a expectativa de produção de 50 milhões de doses ainda em 2020. As doses seriam suficientes para imunizar 25 milhões de pessoas.


Pesquisadora

Também teve repercussão entre os senadores a escolha do nome da brasileira Luciana Borio para compor o conselho consultivo para o combate à covid, que deve auxiliar o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden. O nome da brasileira foi anunciado pela equipe de transição do governo norte-americano. A notícia foi compartilhada pelos senadores Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Fabiano Contarato (Rede-ES).


“Saudamos e desejamos todo sucesso à cientista e pesquisadora brasileira Luciana Borio, que assume papel-chave para o combate à Covid-19 na equipe do presidente eleito dos Estados Unidos”, disse Contarato pelo Twitter.


Luciana Borio é médica e pesquisadora de saúde. Ela já trabalhou no FDA (Food and Drug Administration), que tem um papel semelhante ao desempenhado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil.


Fonte: Agência Senado - (com informações da Agência Brasil)

bottom of page