top of page
Buscar

Para reunir indicadores e impactos das mudanças climáticas, MCTI lança plataforma Adapta Brasil


Foto: Neila Rocha - ASCOM/MCTI

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou nesta sexta-feira (9), em São José dos Campos (SP), sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), unidade de pesquisa do MCTI, a plataforma Adapta Brasil. O objetivo da ferramenta é consolidar, integrar e disseminar informações sobre os impactos das mudanças climáticas no território nacional a fim de fornecer subsídios à tomada de decisões nos setores público e privado para ações de adaptação.


O sistema foi criado pelo ministério com parceria do Inpe e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, ambos vinculados ao MCTI. A plataforma conta com dados de diferentes órgãos de governo e instituições e reúne indicadores sobre água, alimento e energia; riscos de impactos climáticos e projeções sobre as mudanças no clima.


“O sistema Adapta Brasil indica as tendências dos impactos das alterações e oscilações do clima, o que pode impactar as proposições, formulação e avaliação de ações de adaptação, representando uma importante ferramenta para tomada de decisão nos setores público e privado”, afirma o diretor de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales.


Dentro da página, disponível no site adaptabrasil.mcti.gov.br, é possível visualizar mapas e navegar pelos dados e indicadores. Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, a ferramenta é extremamente importante para ajudar o trabalho de outros órgãos e instituições. Para ele, o objetivo é que os dados e as iniciativas tomadas com base nessas informações tragam riquezas e qualidade de vida para o país.


 “É isso que a gente faz. Esses dados ajudam muitas organizações a tomarem decisões e é isso que a gente quer. Que a união de esforços de conhecimento, dados, do trabalho de quem está com a mão na massa seja coordenado e no fim das contas, dê mais conhecimento para o país, mais riquezas, mais qualidade de vida para os brasileiros, essa é a missão do MCTI”, concluiu.


Acesse a plataforma em: https://adaptabrasil.mcti.gov.br


Fonte: MCTI

bottom of page