top of page
Buscar

Orquestra Sinfônica da USP faz concerto gratuito neste sábado


A Orquestra Sinfônica da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Neste sábado, dia 20, às 16 horas, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) realizará um concerto gratuito e aberto ao público no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. Sob regência de Guilherme Mannis, maestro ítalo-brasileiro e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe, a performance — que encerra a agenda do grupo para agosto — busca homenagear a música brasileira e obras de grandes compositores da música clássica.


“A ideia da programação do segundo semestre de 2022 é trazer uma ampla diversidade de manifestações musicais aproveitando a oportunidade para desenvolvermos ciclos de obras que nos tragam informação e o prazer da escuta”, destaca o maestro Gil Jardim, em texto de divulgação do espetáculo.


O concerto dá continuidade ao ciclo de apresentações da orquestra com obras de Robert Schumann, pianista e compositor alemão, mas também inclui peças de compositores brasileiros: a abertura da performance, por exemplo, conta com a obra Alá – O Manto Branco de Oxalá na Festa do Bonfim, do premiado músico baiano Paulo Costa Lima, ocupante da cadeira 21 da Academia Brasileira de Música.


Na sequência, será apresentado Choro para Violino e Orquestra, de Mozart Camargo Guarnieri, compositor brasileiro que dá nome ao anfiteatro que será palco para o concerto. Guarnieri foi o responsável pela criação da Orquestra Sinfônica da USP, em 1975, e atuou como regente titular do grupo por quase duas décadas. A performance contará com solo de violino de sua filha, Tânia Camargo Guarnieri, que mora na Itália desde 1996 e mantém uma intensa atividade como solista e camerista.


A Sinfonia nº3, op. 97, em Mi bemol maior, Renana, de Schumann, fecha a apresentação. Composta em 1850, a obra foi inspirada em uma visita que o compositor fez à Catedral de Colônia, na Alemanha.


O concerto Compositores Brasileiros e Ciclo Schumann acontece no dia 20 de agosto, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). É obrigatório o uso de máscara e comprovação de vacinação. Parte dos ingressos para o concerto está disponível para reserva na plataforma AppTicket (clique aqui). Outra parte será distribuída no dia do evento. A entrada é gratuita, mas a Osusp sugere ao público a doação de 1 quilo de alimento não perecível. Mais informações estão disponíveis no site da Osusp.


Fonte: Jornal da USP

bottom of page