top of page
Buscar

Museu de Arte do Rio abre ao público exposição Enciclopédia Negra

Exposição mostra retratos dos biografados que ficaram com os rostos apagados pela

Do Brasil de Fato - Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, na zona portuária da capital fluminense, inaugurou a exposição Coleção MAR + Enciclopédia Negra, tornando públicas obras realizadas por artistas contemporâneos para retratar personagens que tiveram suas imagens e histórias de vida apagadas ou nunca registradas.


A mostra procura rever e criar uma reparação histórica para conferir possibilidade de retratos a personalidades negras, já que antes do século XIX, apenas os nobres eram retratados. Já negras e negros, foram registrados, muitas vezes, em condições anônimas e em cenas como carregando mercadorias na cabeça.


O projeto Enciclopédia Negra, dos consultores e curadores Flávio Gomes, Lilia Schwarcz e Jaime Lauriano, mostra o trabalho 36 artistas contemporâneos que reproduziram retratos dos biografados e interromperam a invisibilidade que existia até hoje na vida dessas pessoas que ficaram com os rostos apagados pela falta de registros visuais na história.


O trabalho resultou também num livro também que reuniu biografias de mais de 550 personalidades negras, em 416 verbetes individuais e coletivos, publicado em março de 2021 pela Companhia das Letras.


"Essa é uma exposição em que o público irá de encontro a uma nova forma de se ver, estar e experimentar esse Brasil numa visão mais inclusiva e mais plural porque ela enfrenta de maneira direta uma política de apagamento das populações negras", ressalta a consultora e curadora Lilia Schwarcz.


Na exposição Coleção MAR + Enciclopédia Negra, das 250 obras de artes expostas, 13 são novos retratos, criados por 6 artistas contemporâneos, convidados pelo MAR. Essas obras vão entrar para a coleção do museu após a mostra.


Coleção MAR + Enciclopédia Negra é a sexta exposição inaugurada neste ano pelo Museu de Arte do Rio, é uma parceria com a Pinacoteca de São Paulo e fica no MAR até o dia 3 de julho. O MAR está aberto de quinta a domingo. Estudantes da rede pública de ensino, professores e idosos não pagam entrada. Moradores e pessoas nascidas no Rio pagam meia entrada (R$ 10).

bottom of page