Em Minas Gerais, Lula inaugura obras e faz anúncio de projetos de mobilidade
- Equipe Rede Mundo
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Presidente tem agenda em Contagem e Montes Claros para entregar e vistoriar obras e também para anunciar investimentos em projetos de aperfeiçoamento do transporte urbano

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa, nesta sexta-feira (29/8), em Minas Gerais, de visita a obras e inauguração. Em Contagem, pela manhã, Lula visita obras em andamento da Av. Prefeito Newton Cardoso (antiga avenida Maracanã) e da entrega do trecho 3 do corredor viário, já concluído. Com 2 km de extensão, o trecho inaugurado irá interligar o tráfego da região à LMG-808, reduzindo a passagem de veículos pelo centro histórico do município, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Lula e o ministro das Cidades, Jader Filho, vão divulgar ainda as propostas habilitadas pelo Novo PAC 2025, para todo o Brasil, nos eixos Mobilidade Grandes e Médias Cidades e Renovação de Frota. Os investimentos preveem melhorias no transporte público coletivo em diversos estados.
Mobilidade urbana
Entre os tipos de investimentos possíveis no Mobilidade Grandes e Médias Cidades estão BRTs, metrôs, VLTs, corredores exclusivos, terminais, ciclovias integradas ao transporte público e sistemas de transporte inteligente. No Refrota 2025, estão inseridos ônibus elétricos, veículos padrão Euro 6, material rodante para trilhos e barcos para transporte aquaviário, além de sistemas e equipamentos de apoio operacional.
As linhas de financiamento das duas modalidades contam com recursos do FGTS em condições especiais: juros de 5,5% ao ano para sistemas sobre trilhos e de 6% ao ano para os demais, além de prazos de amortização que podem chegar a 30 anos para transporte sobre trilhos, com carência de até 48 meses.
Assista no Canal Gov:
Pesquisa e tecnologia
No período da tarde,o presidente vai a Montes Claros, para a inauguração do Centro de Tecnologia e Inovação Agroindustrial da empresa Acelen Renováveis, também conhecido como Acelen Agripark. O local reúne pesquisa, inovação e tecnologia para o desenvolvimento da macaúba, matéria-prima inovadora na produção do Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e Diesel Verde (HVO). O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também são previstos no evento, às 15h.
A construção do Acelen Agripark teve o investimento de R$ 314 milhões, sendo R$ 258 milhões financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES). O complexo integra a biorrefinaria da empresa, que será construída na Bahia, e prevê a produção de 1 bilhão de litros de SAF por ano a partir de 2028. É um projeto já inserido no Novo PAC do Governo Federal.
Fonte: Agência GOV
Comentários