top of page
Buscar

Datafolha mostra que Lula continua com 47%, e Bolsonaro vai a 32%


Nova pesquisa do instituto Datafolha, divulgada no início da noite desta quinta-feira (18), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente e mantendo 47% das intenções de voto. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), oscilou 3 pontos para cima e foi a 32%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) passou de 8% para 7%. A pesquisa, a primeira do Datafolha depois de finalizado o registro das candidaturas, foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo. Lula mantém chance de vencer no primeiro turno por margem estreita: 51% dos válidos, enquanto Bolsonaro tem 35%, excluídos os 6% de votos em branco e nulos.


Agora, entre os demais candidatos, a senadora Simone Tebet (MDB) tem 2% e Vera Lúcia (PSTU), 1%. Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Felipe d’Ávila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.


Lula tem vantagem entre mais pobres

No levantamento divulgado há pouco menos de um mês, em 28 de julho, o Datafolha mostrava Lula com 47% (52,8% dos válidos). Bolsonaro tinha 29%. Ciro aparecia com 8% e Simone, com 2%. André Janones (Avante) e Pablo Marçal, que não disputam mais, estavam com 1%, assim como Vera Lúcia.


Na pesquisa de hoje, Lula tem vantagem entre eleitores que ganham até dois salários mínimos (55%), quem recebe ou mora com alguém que recebe o Auxílio Brasil (56%), moradores da região Nordeste (57%) e quem se declara preto (60%). Já Bolsonaro se sai melhor entre eleitores com renda acima de 10 mínimos (43%), a região Norte (43%), brancos (38%) e, principalmente, evangélicos (49%). No Sudeste, o petista tem vantagem: 44% a 32%. No Sul, a situação se inverte: 49% a 43% para o atual presidente.


Pesquisa espontânea

Na enquete espontânea, em que os nomes não são citados, Lula tem 40% e Bolsonaro, 28%. Ciro está com 2%. Outros 22% se declaram indecisos.

O Datafolha entrevistou presencialmente 5.744 pessoas, em 281 municípios, entre terça-feira e hoje (16 a 18). A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos. A pesquisa tem o código BR 09404/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.


bottom of page