top of page
Buscar

Comissão debate papel do jornalismo digital no acesso à informação


Foto: Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados debate nesta quinta-feira (5) o papel do jornalismo digital no acesso à informação. A audiência pública está marcada para as 14 horas, no plenário 11.


De acordo com o deputado Jadyel Alencar (PV-PI), que pediu o debate, a pesquisa Atlas da Notícia atestou a importância do jornalismo digital para a cobertura local.


O estudo, realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e Volt Data Lab, mostrou que o veículo jornalístico digital superou o rádio na presença em municípios brasileiros – 34% contra 33,5%.


Ainda segundo a pesquisa, o número de desertos de notícia no Brasil caiu 9,5% em relação ao levantamento anterior. Atualmente, 47% dos municípios brasileiros (2.602) contam com pelo menos um veículo de jornalismo.


"O jornalismo digital é uma importante ferramenta para a garantia do acesso à informação da população", afirma Jadyel Alencar. Ele ressalta, no entanto, que "apesar do considerável aumento da presença de veículos digitais, o campo tem desafios, como a necessidade da democratização do acesso à internet no País e as dificuldades em torno da sustentabilidade financeira dos empreendimentos".

Fonte: Agência Câmara de Notícias

bottom of page