top of page
Buscar

Instituto Mamirauá realiza 1º Feira de Jacaré Manejado de Tefé


Pioneiro no Brasil, Amazonas teve primeiro abate sustentável de jacaré. Feira acontece amanhã, 7, em Tefé

Maior jacaré das Américas, o amazônico jacaré-açú já foi ameaçado de extinção pela pressão da caça na década de 1970 na região do Médio Solimões, Amazônia Central. Após a criação de unidades de conservação que buscam alinhar desenvolvimento e conservação da biodiversidade, a população da espécie se recuperou e hoje, com o manejo recém-implementado, é a mais nova alternativa de renda para comunidades ribeirinhas da Amazônia.

Com baixo índice de gordura e rica em proteína, a carne do animal poderá ser comprada amanhã, 7, na 1º Feira de Jacaré Manejado de Tefé, no estado do Amazonas. O evento acontecerá no Mirante das Mangueiras, no centro do município.

Serão colocados à venda quase 600 quilos de carne de jacaré provenientes de abate que aconteceu do dia 4 ao dia 6 na comunidade Jarauá, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. O abate foi o primeiro do pioneiro e recém-regulamentado plano de manejo sustentável da espécie do Brasil.

As vendas devem iniciar às 7h e terminar às 12h. Os preços estabelecidos variam de R$6 a R$15 o quilo, de acordo com a parte do animal. Serão comercializados rabo, coxa, sobrecoxa, pescoço, costela e lombo.

Diogo Lima, analista de pesquisa e responsável pelo Programa de Manejo e Conservação de Jacarés do Instituto Mamirauá, afirma que a feira é importante passo para tornar o manejo uma atividade viável aos envolvidos. “A feira é quando nós podemos analisar as formas de escoamento de produtos em nível local. Isso permite identificar a demanda e o público consumidor para fornecer um produto mais atrativo e que atinja melhores valores. Essa primeira feira vai nos mostrar quem consome, o que e quais aspectos são determinantes nesse consumo”, explica.

Os 28 animais capturados foram abatidos, processados e tratados na Planta de Abate Remoto, a Plantar, uma estrutura piloto para o desenvolvimento do manejo participativo de jacarés.

A Plantar deve servir de modelo a todo o estado de Amazonas, em acordo com as legislações vigentes e conciliando sustentabilidade ambiental, tecnologia e inovação, e adequação às exigências higiênicas e sanitárias. É uma estrutura flutuante de metal, de 112 metros², com tecnologias adaptadas para geração de energia e tratamento de água e resíduos.

O abate foi realizado pelos moradores da comunidade com assessoria técnica do Instituto Mamirauá, organização social fomentada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A feira é realizada pelo Instituto Mamirauá com financiamento da Fundação Gordon e Betty Moore e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Tefé e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuária do Estado do Amazonas (IDAM). O evento também conta com suporte de armazenamento do Entreposto Distribuidora de Peixes da Amazônia.

O Plano de Manejo de Jacaré-Açú é resultado de trabalho realizado pelo Instituto Mamirauá junto à Associação de Produtores do setor Jarauá (APJ) e conta apoio da Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação (Demuc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Ibama, Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e prefeituras municipais de Alvarães e Uarini.

Fonte: Instituto Mamirauá - Texto: Júlia de Freitas

bottom of page