top of page
Buscar

Procurador de Justiça José Roque Nunes Marques se despede do Ministério Público do Amazonas


Forto (Crédito: Hiraílton Gomes - ASCOM MPAM)

O Procurador de Justiça José Roque Nunes Marques se despediu na sexta-feira, dia 7/02/2020, do Ministério Público do Amazonas, onde atuou durante 33 anos, exercendo diversos cargos. A solenidade ocorreu no Plenário Antônio Trindade, durante sessão do Colégio de Procuradores, presidida pela Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Albuquerque, e presta homenagem ao ex-Corregedor-Geral, que se aposentou do órgão ministerial no dia 6/01.

Na abertura da sessão, a Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Albuquerque convidou o homenageado, José Roque Nunes Marques, a tomar assento à Mesa, composta, ainda, pela 1ª vice-presidente da Associação Amazonense do Ministério Público, Promotora de Justiça Laís Rejane Carvalho Freitas. Abrindo a sessão, a PGJ relembrou situações e experiências compartilhadas com o homenageado, que ingressou no MP amazonense em 1987, designado para atuar no Município de Borba.

"Nessa hora, impossível não resgatar a dedicação, entrega e renúncia que marcam a história institucional do Procurador José Roque, sua digna e corajosa atuação, em situações, por exemplo, como a do enfrentamento da crise do sistema penitenciária do Amazonas, com risco à sua integridade física, para garantir o interesse público e atingir a excelência no trabalho que lhe foi confiado. São situações como essas que nos dão consciência da dimensão de nossa parcela de contribuição para a edificação da sociedade em que vivemos hoje. Por isso quero homenagear e parabenizar por todo o trabalho, pelo legado que sua passagem pelo MP nos deixa", declarou a PGJ.

Em nome da AAMP, a 1ª vice-presidente, Promotora de Justiça Laís Rejane Carvalho de Freitas, saudou José Roque Nunes Marques, revelando satisfação pela oportunidade de prestar aquela homenagem ao colega de instituição, professor e amigo, e apontando sua capacidade de trabalho e dedicação ao órgão ministerial e às causas de interesse da sociedade amazonense. "Homenagem sem lágrimas não são interessantes e não faria jus ao Procurador de Justiça José Roque, que tanto contribuiu para a esta instituição e para a sociedade amazonense. Só nos resta desejar boa sorte, pois já estamos com saudades", declarou em lágrimas a representante da AAMP.

Em seguida, o Procurador de Justiça Públio Caio Bessa Cyrino discursou em homenagem ao colega aposentado, dizendo que lamentava seu afastamento do órgão ministerial, mas, ao mesmo tempo, celebrava com ele o novo ciclo de vida a ser vivido, com maior dedicação à família, aos amigos, à igreja e à música. Depois de ler mensagem enviada pelo ministro do STJ, Mauro Campbell Marques, ao homenageado, Públio Caio encerrou seu discurso, pedindo a Deus que a maturidade intelectual de José Roque Nunes Marques fosse repartida aos seus pares de colegiado, conforme relato registrado na Bíblia acerca da repartição do espírito de Moisés a 72 escolhidos.

Também discursaram na despedida de José Roque Nunes Marques, o Ouvidor-Geral e Procurador de Justiça Nicolau Libório, bem como as Procuradoras de Justiça Jussara Maria Pordeus, Suzete Santos e Sílvia Tuma. O homenageado recebeu das mãos da PGJ Leda Albuquerque a Medalha de Mérito do Ministério Público e, das mãos da Procuradora de Justiça Maria José Nazaré, uma placa de reconhecimento do Colégio de Procuradores do MP amazonense.

Em seu discurso de despedida, o Procurador de Justiça aposentado, José Roque Nunes Marques, agradeceu nominalmente a diversos colegas de instituição ministerial, aos funcionários de seu gabinete e da Corregedoria-Geral, onde atuou por quatro anos, pelo apoio, convivência e relações de amizade estabelecidas e, ainda, pelas palavras gentis proferidas ao longo daquela sessão. Agradecimentos especiais foram dirigidos aos pais, à esposa Socorro Marques, aos filhos e, particularmente, à neta Maria Fernanda.

"Minha caminhada foi feita de muitos momentos bons e outros, nem tanto, mas, em todos os passos, todas as vezes que tropecei e caí, todas as vezes que precisei definir um caminho, tenho certeza de que Deus estava do meu lado, amparando-me e levantando-me, quando era preciso. Nos momentos em que tudo parecia dar errado, ele me carregou no colo, e hoje não é diferente. Por isso, a Deus, a minha eterna gratidão", concluiu José Roque Nunes Marques.

Fonte: MPAM

bottom of page