top of page
Buscar

Instituto de Ciências Exatas da UFAM promove VII Semana de Ciência e Tecnologia entre os dias 18 e 2


Imagem: UFAM

Com o tema 'Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável', o Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam) promove, de 18 a 23 de outubro, a VII edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Unidade (SECT/ICE). O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e reúne estudantes do ensino básico e superior, professores e pesquisadores dos cursos de Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química para discutir o ensino das ciências exatas hoje. As atividades são abertas ao público.

Apresentação de trabalhos (oral e pôster), palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas são algumas das atividades a serem realizadas durante a VII Sect. Coordenada pela professora Karime Bentes, o evento congrega em um mesmo espaço e período as Semanas de cada um dos cursos do Instituto e as integra ao evento maior que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

“A VII Sect/ICE viabilizará a divulgação dos produtos desenvolvidos por cada curso não somente à comunidade acadêmica, mas também ao público visitante. A Semana busca ainda ampliar o esforço de descobrir, atrair e valorizar talentos, integrar os cursos e comunidade (discentes, docentes e técnicos em educação) do ICE e interagir com a rede de ensino básico e superior do Amazonas, criando um ambiente de reflexão sobre o ensino de Ciências Exatas”, informou a coordenadora.

Abertura

No primeiro dia, será realizada a palestra de abertura, proferida pela professora Maria Olívia Simão, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/Ufam). Ela abordará o tema 'Sustentabilidade na Universidade Pública', a partir das 16h, no auditório Rio Amazonas, localizado na Faculdade de Estudos Sociais (FES), Setor Norte do Campus Sede.

Outro destaque da programação é a palestra 'Ciência, Tecnologia e o Desenvolvimento Sustentável' ministrada, no dia 23, pelo professor Ricardo Magnus Osório Galvão, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. A atividade ocorre às 8h30, também no auditório Rio Amazonas.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Em sua 16ª edição, a SNCT é o maior evento de popularização da ciência do Brasil. Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, conta com a colaboração de universidades e instituições de pesquisa; escolas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; ONGs e outras entidades da sociedade civil. Em 2018, foram quase 95 mil atividades em 1.506 municípios brasileiros, envolvendo mais de 1.500 instituições.

Fonte: UFAM

bottom of page