top of page
Buscar

ICMBio combate incêndio na Chapada dos Guimarães


Foto - (Crédito: Christian Berlinck)

Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) combatem incêndio na vegetação do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães desde a última sexta-feira (9). O fogo atinge a região centro-norte da unidade de conservação, que fica no Mato Grosso.

As equipes foram divididas em duas frentes: uma na parte alta e outra na parte baixa. Na alta, a meta é impedir que o fogo chegue ao topo da chapada. Já na parte baixa, os brigadistas fazem linhas de controle com o auxílio de um trator. O objetivo é iniciar o contra-fogo, possibilitando, assim, que o incêndio seja cercado.

A equipe de brigada do parque conta com 30 pessoas. Foram acionados também 12 brigadistas da Estação Ecológica Serra das Araras, seis da Estação Ecológica Taiamã e três do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense.

Todos eles têm o apoio no local da Coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios (Coin), do ICMBio. O Ibama deve enviar esquadrão. Também estão disponíveis dois aviões Air Tractor.

Por questões de segurança, o atrativo Cidade de Pedra foi fechado. Não há previsão de chuvas para os próximos dias na região, que está em período de estiagem e baixa umidade relativa do ar.

Ascom MMA

bottom of page