top of page
Buscar

O Telescópio Espacial Hubble da NASA / ESA vislumbra um objeto comum – uma galáxia espiral


De vez em quando, o Telescópio Espacial Hubble da NASA / ESA vislumbra um objeto comum – digamos, uma galáxia espiral – de uma maneira interessante ou incomum. Uma perspectiva nitidamente inclinada, como a mostrada nesta Figura da Semana, pode fazer parecer que nós, espectadores, estamos esticando nossos pescoços para ver uma barreira no centro luminoso da galáxia.

No caso da NGC 3169, essa barreira é a poeira espessa embutida nos braços espirais da galáxia. A poeira cósmica compreende um pot-pourri de partículas, incluindo gelo de água, hidrocarbonetos, silicatos e outros materiais sólidos. Tem muitas origens e origens, desde as sobras da formação de estrelas e planetas a moléculas modificadas ao longo de milhões de anos por interações com a luz estelar.

A NGC 3169 está localizada a cerca de 70 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Sextantes (O Sextante). É parte do grupo de galáxias Leão I, que, como o Grupo Local que abriga nossa galáxia, a Via Láctea, faz parte de uma congregação galáctica maior conhecida como o Superaglomerado de Virgem.

Fonte: Fotos Públicas/Créditos: ESA / Hubble & NASA, L. Ho; CC por 4,0

bottom of page