top of page
Buscar

50 anos do Retorno à Terra da Apollo 11


Foto (Crédito: Nasa)

O módulo de comando da Apollo 11, Columbia, com os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin a bordo, caiu às 11:49 da CDT, em 24 de julho de 1969, a cerca de 812 milhas náuticas a sudoeste do Havaí e a apenas 12 milhas náuticas da USS Hornet.

Há meio século, quando o módulo de comando Apollo 11 , Columbia, atravessou a atmosfera terrestre, momentos em que terminou a histórica primeira missão de pouso lunar, os resultados de pesquisas dos inovadores aeronáuticos da NASA ajudaram a trazer a tripulação para casa em segurança.

Embora a Columbia fosse um cone perfeitamente simétrico, a distribuição de massa dentro de seu casco movia o centro de gravidade da espaçonave para os pés dos três astronautas amarrados no interior.

Isso teve o efeito de transformar o módulo de comando em um corpo de sustentação – uma aeronave de formato incomum, sem asas, que ainda poderia gerar sustentação e, portanto, fazer pequenas mudanças em seu curso enquanto rasgava o céu a velocidades supersônicas.

bottom of page