top of page
Buscar

Evento em Manaus aborda a observação do céu a partir do olhar indígena


Palestra do professor Walter Esteves (Ufam) na I Semana de Astronomia Indígena – Foto: Divulgação

Com uma programação gratuita e diversificada que compreende palestras, oficinas, sessões planetárias e observação do céu, a Sala de Ciências do Sesc AM promoverá a II Semana de Astronomia Indígena nos dias 25 e 26 de abril. O evento é uma parceria do Sesc com o Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e será realizado no salão Zezinho Corrêa, que fica localizado na unidade Sesc Balneário (av. Constantinopla, 288, Alvorada).

Nesta 2ª edição, o evento contará com a presença de Nélio Sasaki, professor titular e coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Com longo currículo dedicado à área de Astronomia, Nélio Sasaki realizará a palestra de abertura no dia 25 de abril às 14h. Após a apresentação de Sasaki, o professor Walter Esteves do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e coordenador das Olimpíadas Brasileira de Astronomia no estado do Amazonas, ministrará a palestra “Constelação dos Índios no Brasil”.

Após as preleções, no Planetário Móvel Digital do Sesc AM, será oferecida obervação do céu a partir do olhar indígena, em projeção 360° e oficinas relacionadas à Astronomia. Ainda no dia 25, a partir das 18h, o clube de Astronomia da UFAM estará conduzindo o momento de contemplação do céu com telescópio.

No dia 26, o evento iniciará às 8h30 com a palestra dos alunos do Projeto Cosmos da Ufam com os temas: “Como sabemos o que sabemos sobre astronomia” e “Observações do céu com o uso de tecnologia”. Em seguida, haverá oficina de construção e lançamento de foguetes feitos com garrafa PET e Oficina de Gravidade Visualizada. Às 14h, a acadêmica de Biologia da UEA e divulgadora científica Yara Laiz profere palestra com o tema: “Como viver em Marte”. A partir das 15h, haverá o circuito de oficinas e sessões, no planetário digital do Sesc, com uma viagem ao Sistema Solar.

A II Semana de Astronomia Indígena visa valorizar a cultura indígena regional, compreendendo que a observação do céu sempre esteve na base de conhecimento das sociedades. Os indígenas são profundos conhecedores do seu ambiente, plantas, animais e observam a influência da astronomia no seu dia a dia.

As inscrições para a II Semana de Astronomia Indígena estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas enviando o nome completo, CPF e escolaridade para o email sala.ciencia@sesc-am.com.br.

Grupos escolares também poderão se inscrever e a escola receberá o certificado de participação.

Fonte: Sesc

bottom of page