top of page
Buscar

Chefe interina da ONU Meio Ambiente pede coragem dos países para lutar por um mundo sustentável


Abastecimento de caminhões agrícolas em Bangladesh. Práticas não sustentáveis de agricultura estão tendo impactos incalculáveis na biodiversidade. Foto: FAO/Mohammad Rakibul Hasan

A diretora-executiva interina da ONU Meio Ambiente, Joyce Msuya, emitiu um forte apelo à ação antes da Quarta Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA), que será realizada em Nairóbi, de 11 a 15 de março.

“O tempo está se esgotando”, escreveu Msuya em carta aos Estados-membros das Nações Unidas. “Já se foi o tempo para promessas e politicagem. Já se foi o tempo de compromissos com pouca responsabilização. O que está em jogo é a vida e a sociedade como a maioria de nós conhece e usufrui.”

O pedido foi feito enquanto ministros do Meio Ambiente de todo o mundo se preparam para viajar para Nairóbi, onde participarão do mais importante fórum ambiental global. Questões como o fim do desperdício de alimentos, a difusão de carros elétricos e o combate à poluição plástica nos oceanos estão entre os principais temas das negociações que deverão ocorrer durante a Assembleia.

“É chegada a hora de realmente darmos forma às transformações que serão exigidas para sustentar a vida humana – transformações em nossos sistemas alimentares, sistemas energéticos, sistemas hídricos, sistemas econômicos – e, até mesmo, nossos sistemas de valores”, declarou Msuya.

A chefe da agência ambiental da ONU também definiu cinco pontos-chaves para começar a alavancar as mudanças de que o planeta precisa: circularidade, um novo acordo para a natureza (New Deal Verde), cidades, refrigeração limpa e energia renovável.

“Se conseguirmos impulsionar mudanças sistêmicas nessas áreas, então contribuiremos para tirar pessoas da pobreza e construiremos um mundo mais seguro, saudável e equitativo. Ao proteger o planeta — como já vimos em diversas ocasiões —, também estamos protegendo seus habitantes.”

Ao destacar soluções inovadoras, tema da Quarta Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Msuya chamou a atenção para as diversas oportunidades que podem ser encontradas na transição para um mundo mais sustentável.

“Algumas das soluções mais importantes para a crise climática – e para a perda da biodiversidade e tantos outros desafios – surgirão da inovação. E temos provas de que políticas bem elaboradas podem impulsionar a inovação e ajudar a difundir novas tecnologias cruciais em velocidade e escala que teriam parecido impossíveis há apenas uma geração”.

Msuya encerrou a carta com um apelo forte e direto aos Estados-membros da ONU, pedindo que eles compareçam à Assembleia com coragem e determinação para lutar por um futuro sustentável.

“Vamos trabalhar juntos para elaborar soluções com determinação, que transformem o nosso nível de ambição. Vamos nos esforçar por resoluções que exijam que todos nós – ONU Meio Ambiente, nossos Estados-membros, nossos parceiros na sociedade civil e no setor privado, cidadãos – possam realizar o tipo de mudanças que a humanidade requer para prosperar.”

Sobre a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente

A Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente é o fórum global de mais alto nível para questões de meio ambiente e reúne, entre outros, chefes de Estado, ministros do Meio Ambiente, presidentes de multinacionais, ONGs e ativistas para discutir e firmar compromissos globais para a proteção ambiental.

A Assembleia é a melhor oportunidade do ano para monitorar os mais recentes avanços em ações e políticas ambientais, relatar novas histórias e entrevistar tomadores de decisão, pioneiros ambientais e aqueles cujas vidas estão ameaçadas caso não embarquemos em um novo caminho rumo ao consumo e à produção sustentáveis.

A Quarta Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente elegeu os temas soluções inovadoras para desafios ambientais e consumo e produção sustentáveis com o objetivo de inspirar nações, empresas e indivíduos a buscar #SoluçõesInovadoras e ter um olhar crítico sobre como produzem e consomem.

Para a agenda mais recente, participantes e eventos, acesse: www.unenvironment.org/environmentassembly www.solvedifferent.eco

Para informações, entrevistas e detalhes de credenciamento, contate: Flora Pereira, Gerente de Comunicação e Informação Pública da ONU Meio Ambiente no Brasil, florapereira.dasilva@un.org

Fonte: ONU

bottom of page