top of page
Buscar

Visita à primeira miniestação de tratamento de esgoto do programa Mogi+Água


Reprodução: Trata Brasil

No dia 26 de julho, publicamos um texto sobre a parceria do Instituto Trata Brasil e da Prefeitura de Mogi das Cruzes, sobre o lançamento o programa “Mogi+Água”, o evento contou com a assinatura do termo de cooperação para a instalação de 10 mini estações de tratamento de esgoto rurais.

O projeto visa estimular a preservação dos recursos naturais das comunidades rurais da região com a instalação uma tecnologia unifamiliar para tratamento de esgoto para área rural de baixo custo em zonas de mananciais (patrocinado pela Braskem) onde não exista rede de coleta e tratamento de esgotos.

No dia 4 de dezembro, aconteceu a primeira instalação (piloto) da miniestação de tratamento de esgoto (GOTA) no bairro Cocuera onde estão localizadas as nascentes e córregos que vertem água para o principal ponto de captação de água da Cidade, na propriedade do produtor rural Celso Koji. O piloto é uma iniciativa do Instituto Trata Brasil em parceria com a Braskem e está dentro do projeto Mogi+Água.

A proposta visa levar ao município tipos de tecnologias de tratamento de esgoto voltadas às propriedades rurais do município.

Durante a instalação estiveram no local o secretário de agricultura de Mogi das Cruzes – Renato Abdo; o engenheiro ambiental responsável pela tecnologia – Daniel, da empresa Vecchio e colaboradores do serviço autônomo de água e esgoto de Mogi das Cruzes (SEMAE).

Daniel, engenheiro responsável da Vecchi Ambiental, demonstrou como a miniestação de tratamento irá operar tratando os esgotos e que cerca de 90% da água residual estará disponibilizando-a para regar plantas, lavagem de piso, entre outros usos.

O secretário de agricultura afirmou que o projeto piloto de saneamento rural contemplará mais nove miniestações como esta, com o apoio do Instituto Trata Brasil e Braskem.

bottom of page