Buscar

Ibope confirma Haddad no segundo turno, com 19%


Pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira (18/09) confirma a ascensão do petista Fernando Haddad na disputa para Presidência da República.

Exatamente uma semana após ter sido oficializado como candidato do PT, Haddad já alcança 19% das intenções de voto – aumento de 11 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior do Ibope, divulgada no próprio dia 11/09, em que ele aparecia com 8%.

À frente de Haddad ainda aparece Jair Bolsonaro (PSL), porém estacionado em 28%. Atrás do petista estão Ciro Gomes (PDT) com 11%, Geraldo Alckmin com 7% e Marina Silva (REDE) com 6% .

A pesquisa ouviu 2.506 eleitores entre 12 e 18 de setembro. Está registrada no TSE sob o número BR-09678/2018.

Álvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) aparecem com 2% cada um na pesquisa divulgada hoje pelo Ibope; Cabo Daciolo (Patriota), 1%; Guilherme Boulos (PSOL), Vera (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.

Levantamento anterior Na pesquisa anterior, divulgada no dia 11, Bolsonaro aparecia com 26%, Ciro tinha 11%, Marina e Alckmin 9% e Haddad 8%. Ou seja, Haddad não só cresceu 11%, como saltou do 5.o para o 2.o lugar isolado na pesquisa.

Considerando a pesquisa do Ibope divulgada em 20/08, Haddad saltou de 4% para 19%. Em outras palavras, praticamente quintuplicou a intenção de votos na chapa Haddad e Manuela em menos de um mês.

O crescimento de Haddad fortalece a candidatura da coligação PT-PCdoB-PROS rumo ao segundo turno, ao mesmo tempo que se percebe que o potencial de transferências de votos de Lula para Haddad ainda não atingiu o seu ápice – Lula chegou a cerca de 40% das intenções de voto nas últimas pesquisas antes de ter sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral.

Fonte: Lula.com.br

#HaddadÉLula