Buscar

Campanha “Recicla Aleam” instala posto de coleta de tubos de pasta de dente vazios


A campanha “Recicla Aleam”, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), iniciou no dia 29 de novembro uma nova etapa, com a instalação de depósitos para coleta de tubos de pastas vazios e escovas de dente usadas, que serão destinadas para reciclagem. Os coletores estão no hall em frente ao restaurante, no 7º andar.

Esta fase da campanha é intitulada de “Recicla do Bem”, e vai focar na coleta desses produtos porque um tubo de creme dental, por exemplo, é composto por 75% de plástico e 25% de alumínio e demora cerca de 400 anos para se decompor na natureza. “Quando descartado no lixo comum se torna um grande problema ambiental, contaminando o solo e as águas”, destacou a coordenadora de Planejamento e Modernização, Socorro Siqueira, responsável pelas ações da campanha.

A campanha Recicla Aleam tem o apoio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Caama), da Aleam, e nesta fase, destacou Siqueira, firmou parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A instituição possui um programa social com cooperativas e associações de catadores cadastradas que fazem da coleta seletiva uma fonte de renda. A coordenadora explicou que a universidade já possui parceria com a empresa TerraCycle, de São Paulo, que recicla esse tipo de material, e a cada 5 kg, paga uma quantia para os as cooperativas de catadores. “A Ufam recebe esse valor e repassa para as associações que já realiza esse trabalho”,explicou , informando ainda que a meta e recolher pelo menos 5 Kg desses produtos por mês.

A coordenadora também reforçou que a Aleam é pioneira, dentre as Assembleias Legislativas do país, nesse tipo de ações, e que a atual Mesa Diretora, está totalmente comprometida com as questões de sustentabilidade e meio ambiente; realizando desde o mês de março, com a campanha Recicla Aleam, ações de conscientização dos servidores visando o descarte correto de resíduos.

Fonte: Aleam

#reciclagem