Buscar

Cine Pedal Brasil volta a SP em novembro


Cine Pedal Brasil acontece dias 4 e 5, no Parque Villa Lobos créditos: Divulgação

Mostra de cinema itinerante será dias 4 e 5 de novembro no Parque Villa Lobos. Público participa na exibição dos filmes em bikes que geram energia pela força dos pedais.

Um ano depois, volta a São Paulo nos dias 4 e 5 de novembro o Cine Pedal Brasil. O evento ocupa o Parque Villa Lobos, na zona oeste da capital, com a exibição de filmes projetados a partir da energia gerada das bicicletas pedaladas pelo público participante.

O Cine Pedal Brasil começou no Rio de Janeiro em 2016, passou por Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e agora volta a São Paulo, patrocinado por Raízen, Endered e Ticket Log, e apoio cultural das Secretarias de Cultura do estado e do município.

Para participar pedalando e gerando energia, os interessados devem se inscrever no local, no estande de credenciamento de voluntários. Para animar o público, além da exibição dos filmes e dos diálogos com especialistas, o evento conta ainda com food bikes. O espaço terá tatames e cadeiras para quem quiser apenas chegar e assistir aos filmes.

Cultura, saúde e lazer

O Cine Pedal Brasil já esteve presente em 34 municípios e atingiu mais de 1 milhão de pessoas, gerando mais 9.600 kw de energia por evento! A iniciativa pretende chegar a outras cidades do país e para isso está aberta a novas parcerias e apoiadores.

A iniciativa une a inovação à promoção da cultura, além do estímulo à saúde e ao esporte em um só projeto.

Segundo Adriana L. Dutra, diretora do Cine Pedal Brasil, “a proposta do evento é chamar a atenção, por meio de uma ação criativa, para as questões ambientais e como ideias inovadoras podem afetar diretamente a vida do cidadão. Queremos propor o pensamento e uma nova maneira de enxergar a vida”.

Como funciona A infraestrutura do Cine Pedal Brasil conta com 14 bicicletas fixas e 10 bases onde o público poderá encaixar suas próprias bikes, de qualquer modelo, desde infantis até adultos. O festival também disponibiliza um pedal manual que pode ser utilizado por cadeirantes, crianças e idosos. Ao serem pedaladas, as bicicletas produzirão a energia motriz (energia mecânica gerada por meio de movimentos contínuos), que será recebida por um equipamento condensador responsável por alinhar toda a energia gerada e que, em seguida, a redistribuirá para o projetor e para os equipamentos de som e iluminação utilizados no evento.

Os participantes precisam gerar no mínimo 1.300 watts para o cine funcionar. No local haverá um sinalizador exibindo em tempo real quantos watts estão sendo gerados. A energia produzida pelos participantes voluntários também poderá ser utilizada no carregamento de dispositivos eletrônicos do público presente.

No sábado (4), serão exibidos os filmes "Bicicleta Brasil", de Renata Falzoni e "Efeito Casimiro", de Clarice Salby. No domingo (5), o filme "Pinóquio", de Anna Justice, com 1h39m de duração (veja o trailer) https://www.youtube.com/watch?v=BPDQl616CBA.

Debates Além da exibição dos filmes, o Cine Pedal Brasil promove, às 18h, nos dois dias do evento, um bate-papo com o público sobre as temáticas levantadas nos filmes exibidos. Mediados por Paula Dutra, os debates terão como temas: “inovação em geração de energia” e “meio ambiente e sustentabilidade x educação”.

Serviço Cine Pedal Brasil Dias e horários: 4 e 5 de novembro, das 17h às 20h Local: Parque Villa Lobos no gramado em frente ao Memorial. Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05461-010. Grátis

Fonte: Mobilize

#CinePedalBrasil #SãoPaulo