top of page
Buscar

Congresso trará à Florianópolis especialistas mundiais em saneamento


Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, Concasan 2017 terá palestras sobre tratamento de água e qualidade de vida em paralelo à Feira com expositores do setor.

Tecnologias avançadas de tratamento de água e esgoto, qualidade de águas costeiras, balneabilidade, emissários submarinos na América Latina, gestão de recursos hídricos e gestão da água e ambiente são os principais temas do Congresso Catarinense de Saneamento / Feira de Saneamento (Concasan 2017), agendado para os dias 31 de agosto e 1° de setembro, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis.

Organizados em parceria entre a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (CASAN) e o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (SENGE/SC), os encontros terão como tema principal “Saneamento Ambiental: Tratar água é tratar vida“.

O Congresso trará à cidade palestrantes considerados referências mundiais no setor, como o professor George Tchobanoglous, da Universidade da Califórnia, especialista em tratamento de esgoto e reúso de água. Diversas empresas expositoras participarão da primeira Feira de Saneamento, que ocorre em paralelo ao congresso, compartilhando suas expertises na área.

Entidades como a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC) já se associaram ao evento.

Os encontros são direcionados a profissionais de empresas públicas e privadas de saneamento, a estudantes de áreas como Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Química e Gestão Ambiental.

As inscrições devem ser realizadas no site www.concasan2017.com.br Segundo o Diretor-Presidente da CASAN, o engenheiro Valter José Gallina, Santa Catarina vive, neste momento, uma revolução em saneamento. “A CASAN percebeu que era preciso liderar este grande debate sobre o tema”, afirmou, apoiado por Alexandre Trevisan, líder da Comissão Organizadora, engenheiro da Gerência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da CASAN e representante do SENGE/SC.

“Será uma grande oportunidade para discutirmos sobre saneamento e compartilhamos experiências com as melhores práticas existentes no mundo”.

Conheça os palestrantes:

George Tchobanoglous

Professor emérito no departamento de Engenharia Civil e Engenharia do Ambiente na Universidade da Califórnia, autor ou coautor de mais de 375 publicações, incluindo 14 manuais e cinco livros de referência na área da Engenharia. Também faz consultoria editorial para a série de livros Water Resources and Environmental Engineering, da editora McGraw-Hill. Seus manuais são usados em mais de 225 escolas e universidades somente nos Estados Unidos, destacando-se entre eles Principles of Water Treatment, Handbook of Solid Waste Management e Wastwater Engineering: Treatment and Reuse. O Professor falará sobre o tratamento de esgotos do século 21, reúso potável de esgoto e novos conceitos como o NetZero Water Management.

Menahem Libhaber

O engenheiro israelense, ex-consultor do Banco Mundial, colaborou com publicações importantes como o Sustainble Treatmente and Reuse of Municipal Wastewater e Marina Wastewater Outfalls and Treatmente Systems, que tratam dos aspectos tecnológicos e ambientais referentes a emissários submarinos. No evento, ele irá abordar os emissários submarinos como solução de tratamento e disposição de esgotos em cidades costeiras e compartilhar suas experiências com emissários na América Latina.

Claudia Lamparelli

A doutora Claudia Lamparelli é especialista em qualidade das águas costeiras da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Sob sua coordenação estão os programas de avaliação da balneabilidade e qualidade das praias do Estado de São Paulo. Claudia irá abordar como as ações de saneamento trazem reflexos na balneabilidade e nos indicadores ambientais.

Carlos E. M. Tucci

PhD em Recursos Hídricos pela Colorado State University, e professor do IPH/UFRGS e Feevale, Carlos é autor de mais de 300 artigos científicos, livros e capítulos de livros. Consultor pelos últimos 35 anos de empresas e entidades nacionais e internacionais como Unesco, Banco Mundial, BID, ANEEL, ANA e Itaipu, atua em Águas Urbanas, Modelagem de Sistemas Hídricos, Gestão de Recursos Hídricos, Previsão e Alerta de Sistemas Hídricos, Gestão de Água e Meio Ambiente. Tucci foi premiado em 2011 pela International Association of Hydrological Sciences.

Francisco Gross

Engenheiro civil sanitarista, é professor na Universidade de Montevideo, no Uruguai, e especialista em tratamento de água e esgoto com experiência prática e acadêmica com mais de 30 anos de atuação. Possui vasta experiência na aplicação de tecnologias avançadas de tratamento de água/esgoto: clarificação por flotação por ar dissolvido, processos combinados físico-químico e biológicos de biofilme entre outras. No evento irá abordar a temática vinculada às novas tecnologias avançadas aplicadas ao tratamento de água e esgoto como ferramenta estratégica.

Tobias Bleninger

Possui doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental do Karlsruhe Institute of Technology (2006) na Alemanha e graduação em Engenharia Civil com especialização em Hidráulica e Meio Ambiente na mesma universidade, onde também liderou o grupo de Environmental Fluid Mechanics até 2009. Desde então trabalha como professor em Mecânica dos Fluidos Ambientais e Matemática Aplicada na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre seus temas principais de pesquisa estão também estudos de emissário submarinos e fenômenos de transporte em reservatórios.

Pablo Sezerino

Engenheiro sanitarista e ambiental formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é doutor em Engenharia Ambiental diplomado em 2006 pela UFSC, com período de Estágio de Doutoramento na Universidade Técnica de Munique (TUM – Alemanha). Possui publicações em periódicos internacionais e nacionais versando sobre a temática do tratamento local e individual de esgotos doméstico e sanitário. É coautor de livro Aplicação de sistemas tipo wetlands no tratamento de águas residuárias. Coordenada o grupo nacional Wetlands Brasil e edita o Boletim Wetland Brasil. Também é coordenador do curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC e supervisor do grupo de estudos em Saneamento Descentralizado (GESAD/UFSC).

Primeiro Congresso Catarinense de Saneamento – Concasan 2017

Local: Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira Rodovia SC 401, km 01, Trevo de Canasvieiras, Florianópolis – SC Informações e inscrições pelo site www.concasan2017.com.br, pelo e-mail concasansc@gmail.com e pelo telefone: (48) 3221-5034.

bottom of page