top of page
Buscar

Pesquisador do Inpa debaterá no TCE situação dos igarapés e falta de saneamento na cidade


Foto: D'Castro – Ascom Semulsp

De acordo com Bringel, a cidade de Manaus não apresenta um saneamento básico dentro dos princípios que regem a legislação. “Há quem acredita que tem, mas eu, não”, diz o pesquisador

Para discutir a situação dos igarapés de Manaus e os cenários de uma cidade sem saneamento, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), o doutor Sergio Bringel, é um dos convidados, na manhã desta segunda-feira (21), do “Simpósio Igarapés de Manaus e Saneamento: cenários e perspectivas”. O evento é uma iniciativa do Ministério Público do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE).

De acordo com Bringel, a cidade de Manaus não apresenta um saneamento básico dentro dos princípios que regem a legislação. “Há quem acredita que tem, mas eu, não”, diz o pesquisador, que enfocará também na palestra o problema dos esgotos e a necessidade de se promover cidadania ambiental para a população.

O pesquisador ainda se arrisca a dizer que Manaus só tenha, possivelmente, 10% de tratamento de esgoto. “E o que é coletado é lançado in natura na orla da cidade de Manaus, o que contribui para a poluição dessas águas”, ressalta.

Aberto ao público, o evento acontecerá no auditório do TCE (Av. Efigênio Salles, 1155 – Parque Dez de Novembro) nesta segunda e terça-feira (21 e 22), das 7h às 12h. O objetivo é reunir especialistas e conhecedores da problemática para discutir a degradação dos igarapés e a falta de condições de saneamento.

Fonte: Ascom Inpa/Foto: D'Castro – Ascom Semulsp

bottom of page