top of page
Buscar

Selo Unicef reconhece êxito do trabalho executado pelo Pro Paz


As políticas públicas para crianças e adolescentes do Governo do Pará, executadas pela Fundação Pro Paz a fim de fortalecer a cultura de paz, ganharam o Selo Unicef Município Aprovado, um reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A premiação, recebida nessa sexta-feira (12), reafirma o compromisso da Fundação na prevenção e garantia de direitos para crianças e adolescentes em território paraense.

O Selo Unicef Município Aprovado é uma certificação internacional que reconhece avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes, valorizando o esforço de municípios e instituições públicas em ampliar e melhorar políticas públicas que promovam, protejam e assegurem direitos da infância e juventude.

“A Fundação Pro Paz foi uma instituição estratégica na manutenção e na mobilização dos municípios na realização do Selo Unicef Município Aprovado edição 2013-2016. Através de seus diversos projetos e da integração com as prefeituras municipais, a instituição nos ajudou nos objetivos afirmados para o Selo e, mais do que isso, colaborou na construção de conteúdos para a implementação de projetos”, ressaltou o coordenador do Escritório do Unicef em Belém, Fábio Atanásio de Morais.

O Pro Paz foi reconhecido pelo Selo Unicef por seu trabalho voltado à melhoria e proteção dos direitos da criança e do adolescente, por meio dos programas Pro Paz nos Bairros, Pro Paz Cidadania, Pro Paz Juventude, Pro Paz Escola, Pro Paz Integrado e Movimento de Valorização do Estatuto da Criança e Adolescente (Mover).

Atendimento - Em 2016, o Pro Paz nos Bairros atendeu cerca de 2.950 crianças e adolescentes, com atividades artísticas, esportivas, culturais e de lazer. Além disso, durante o ano foi inaugurado um novo polo do programa no Ginásio Almir Gabriel (conhecido por Abacatão), em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). As atividades do programa também foram estendidas ao espaço das Unidades Integradas Pro Paz (UIPP), com 1.250 alunos atendidos por mês.

Por meio do programa Pro Paz Cidadania foram realizados 12.500 atendimentos em municípios do interior e na Região Metropolitana de Belém. Iniciado em 2011 na capital paraense, e logo interiorizado, o programa já totaliza 2 milhões de atendimentos, alcançando indicadores de impacto social internacionais, como os criados pelo Selo Unicef 2013-2016, referentes aos índices de pré-natal e natalidade, vacinação, emissão de registros civis e enfrentamento ao HIV/Aids na Amazônia, objetivando diminuir o sub-registro no Estado e incentivar o registro de profissionalização, com a emissão de documentos (certidão de nascimento e carteiras de identidade e de trabalho).

Em relação à proteção da infância e adolescência, o Pro Paz Integrado atendeu, no ano passado, 1.682 crianças e adolescentes até 17 anos, nos núcleos do Pro Paz Integrado em todo o Estado, com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos e médicos. Em 2016 foi criado, ainda, um novo núcleo no município de Breves, no Arquipélago do Marajó, estendendo o atendimento para mais uma região.

Parcerias - Entre as ações do Movimento de Valorização da Criança e do Adolescente (Mover) foi firmado um contrato com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) para subsidiar e direcionar as políticas públicas voltadas, sobretudo, a crianças e adolescentes, com a utilização do Índice de Progresso Social na Amazônia Brasileira (IPS).

“Nossa parceria com o Unicef vem para fortalecer e estender os trabalhos que realizamos na proteção destas crianças e adolescentes, e no sentido de cumprir os objetivos preconizados no Selo Unicef Município Aprovado. Ter o reconhecimento dos trabalhos executados pela Fundação como ações inovadoras e transformadoras neste sentido é um grande orgulho para nós”, destacou o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt.

Fonte: Agência Pará - por Mayara Albuquerque

bottom of page