top of page
Buscar

Sinésio Campos vai ao Canadá debater mineração e crescimento econômico


O deputado estadual Sinésio Campos (PT), participa do evento mais importante do mundo para a prospecção mineral, a Convenção anual da Prospectors & Developers Association of Canadá (PDAC), na cidade de Toronto (CAN), como membro da comitiva oficial do Brasil, chefiada pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho.

Na ocasião o parlamentar foi convidado para participar do evento representando o Parlamento Amazônico, no qual é presidente. O evento da PDAC reúne 900 expositores e 22 mil participantes, de 125 países. O encontro inclui uma série de eventos focados na produção e exploração de bens minerais no Brasil.

“Nosso mandato está representando o Amazonas e palestra em defesa da mineração em terras indígenas. Entendemos que o debate precisa acontecer, as ONG´s não querem discutir, o Congresso também se nega e com isso a clandestinidade da ação mineral continua não dando oportunidade para que às populações tradicionais se desenvolvam de forma sustentável”, explicou Sinésio.

Segundo Sinésio, a estratégia não é apenas discutir a questão, mas sim tornar real uma bandeira de luta tão antiga do estado do Amazonas, através das assembleias legislativas e agora internacionalmente. “Vamos fomentar nossas vozes e analisar a questão mineral na Amazônia como parte desse contexto, ou seja, a mineração é um dos agentes econômicos que tem poder para expandir e alavancar a nossa economia determinados a fazer resultar esse trabalho” disse Sinésio.

Durante a semana o presidente do Parlamento Amazônico, manterá rodadas de reuniões com autoridades do setor mineral de diversos países, buscando intercâmbio de informações e experiências de exploração em terras indígenas.

Com o ministro Fernando Bezerra Filho, o deputado fechou uma agenda positiva para a primeira quinzena de abril, em Brasília, em que estarão reunidos, Ministério de Minas e Energia, CPRM, DNPM, ADIMB, para discutir exploração mineral em terras indígenas e em terras de fronteiras.

“Uma Mineração sustentável e ambientalmente correta, gerando emprego, renda e oportunidades para as populações tradicionais como presenciamos aqui no Canadá é o que almejamos para o nosso estado”, falou o parlamentar.

Fonte: Aleam

bottom of page