top of page
Buscar

Sucesso do cancioneiro sertanejo, Asa Branca completa 70 anos


Há 70 anos, o sofrimento do amor deixado para trás e o exílio forçado por conta da seca do sertão nordestino ficaram eternizados no cancioneiro brasileiro com a música Asa Branca. Gravada pela primeira vez em 3 de março de 1947 nos estúdios da RCA Victor, no Rio de Janeiro, Asa Branca demorou dois anos para ser finalizada por Luiz Gonzaga, em parceria com o médico Humberto Teixeira.

A música tornou-se o hino do nordestino e reflete, como poucas canções, o brasileiro – em 2009, ficou na quarta posição em lista feita pela revista Rolling Stone Brasil entre as 100 maiores músicas da história brasileira.

Luiz Gonzaga ajudou a popularizar os versos de Asa Branca ao tocar a música em sua primeira aparição no cinema, no filme 'O Mundo é um Pandeiro'. A versão original da música, em toada, caiu no gosto popular e logo depois foi gravada em ritmo de baião.

Atualmente existem centenas de versões do sucesso, em português e outros idiomas. Entre as canções da MPB, é uma das mais regravadas. Há versões em diversos ritmos: à capela, interpretadas por bandas e orquestras. Grandes nomes da música brasileira também já cantaram os versos de Asa Branca, como Caetano Veloso e Raul Seixas.

Fonte: MinC

bottom of page