top of page
Buscar

Institutos devem implantar Sistema Eletrônico de Informações até outubro


O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) pretende concluir até outubro deste ano a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em todos os institutos de pesquisa vinculados à pasta. A ferramenta permite a tramitação eletrônica de processos, o que representa redução de custos, rapidez nas respostas e interligação entre os órgãos.

São 15 entidades que receberão suporte da pasta. De acordo com o secretário-executivo adjunto do MCTIC, Alfonso Orlandi Neto, a fase de treinamento dos servidores começa ainda em janeiro. "Dentro da programação, o ministério vai visitar todos os institutos e capacitar os servidores. A implantação está programada para terminar em 20 de setembro", explica.

Segundo Orlandi Neto, o ministério também pode dar suporte a outros órgãos vinculados interessados na ferramenta. Entidades como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), os Correios e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já utilizam o SEI.

"Com a adoção do processo eletrônico, há a economia processual de papel, tempo e custos, além da interligação entre as entidades, que podem conversar entre si de forma rápida e objetiva" ressalta Alfonso Orlandi Neto.

O SEI já foi adotado por diversas instituições da Administração Pública Federal nos últimos dois anos. A plataforma virtual faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa do governo federal que reúne órgãos e entidades de diversas esferas. A implantação no MCTIC vem desde o ano passado.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTIC

bottom of page