top of page
Buscar

Mostra de Cinema de Tiradentes começou na sexta-feira (20)


Além das sessões cinematográficas, ocorrerão oficinas, debates e apresentações culturais Arquivo/Agência Brasil

O cronograma do evento, que acontece até 28 de janeiro, conta com exibições de 108 filmes.

Começou na sexta-feira (20), a Mostra de Cinema de Tiradentes. Em sua 20ª edição, o evento conta com apresentação de 108 filmes nacionais, além de palestras, seminários e mesas de discussões. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público. A programação completa já está disponível no site do evento.

A cerimônia de abertura da mostra, que terá como tema “Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção”, está marcada para as 21h. O festival é responsável por abrir o calendário audiovisual brasileiro.

Dos filmes a serem exibidos, 34 são longas-metragens e dois médias. Há ainda 72 curtas-metragens, de 11 estados diferentes.

Dos 108 títulos incluídos na programação, 43 deles têm uma mulher na direção, cerca de 40%. Nas primeiras edições do evento, os filmes dirigidos por uma profissional do sexo feminino surgiam apenas como exceções.

Inclusão

Uma das características que diferencia a Mostra de Cinema de Tiradentes de outros festivais cinematográficos é o seu propósito inclusivo. Não há cobrança de bilhetes para nenhuma das atividades da programação.

Além da utilização de dois ambientes fechados para exibição dos filmes, é montado o cine-praça. Utilizando um telão, a praça central da cidade se torna palco de sessões noturnas que comportam mais de mil espectadores.

O evento é também uma oportunidade para novos cineastas buscarem se apresentar e se inserir no mercado. Com esse intuito, foi criado a Mostra Aurora, que chega à sua 10ª edição como uma das mais esperadas atrações. Ela é dedicada a longas-metragens inéditos de realizadores em início de carreira. Os sete títulos concorrentes serão avaliados por um júri de críticos.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Ancine

bottom of page