top of page
Buscar

Farmacêuticos debatem desafios da categoria e buscam melhoria para atividades profissionais


Aleam

Em Audiência Pública de autoria do deputado Sinésio Campos (PT), farmacêuticos debatem os desafios enfrentados pela categoria e buscam providências visando a melhoria de suas atividades no Estado.

Importância e fiscalização da profissão, cumprimento das normas federais existentes, melhores condições de trabalho e salário, distribuição de medicamentos, concursos, foram temas debatidos nesta segunda-feira (19), no Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O deputado Sinésio ressaltou que não se pode confundir o profissional da farmácia como dono de drogaria ou atendente deste tipo de comércio.

O papel desenvolvido pelo profissional farmacêutico é fundamental porque cabe a este profissional exercer a prestação de serviço de saúde adequado à população, garantindo o acesso e uso correto de medicamentos. É um profissional que está sempre em busca da cura e da melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O vice-presidente da Comissão de Saúde e Previdência (CSP) Deputado Francisco Gomes (PSD), elogiou o trabalho feito pelo CRF-AM nas questões das diversas áreas que cuidam dos interesses da saúde pública no Amazonas, não só voltado para a área de farmácia, mas também ao trabalho social inclusive em municípios do interior. Para Gomes, os farmacêuticos têm uma grande responsabilidade com a saúde pública do Amazonas, no que diz respeito à fiscalização dos medicamentos.

Para a presidente do Conselho Regional de Farmácia, Ednilsa Guedes Correia, a ação positiva dos órgãos públicos, principalmente da Assembleia Legislativa através dos seus deputados, tem permitido avanços nas atividades de fiscalização e assistência plena em todo o Estado e em Manaus pelos profissionais de farmácia. Ela propôs a definição marco legal para abertura de farmácias, com consulta pela Jucea ao CRF antes de conceder CNPJ para abertura de farmácias. “Com o melhoramento da atuação da categoria melhora também a saúde da população”, disse.

Concordando com a presidente, o deputado Sinésio Campos sugeriu a formação de um grupo de trabalho para elaborar proposta e definiu o prazo limite de 15 dias para que o Conselho encaminhe propostas que possam servir de base para projeto de lei e outros encaminhamentos em prol da categoria e de suas atividades no Amazonas. Os deputados Sinésio e Francisco Gomes se colocaram à disposição para acompanhar a construção da lei, inclusive com suas assessorias jurídicas.

Falaram ainda durante a audiência representantes de várias entidades da categoria dos farmacêuticos, entre eles o presidente da Associação de Farmácia Clínica do Amazonas, Johnny Costa Fonseca, a vice-presidente do CRF, Luana Santana e a representante da Fundação de vigilância em Saúde (Anvisa), Anália Maria dos Santos. Ângela Maria da Silva, representante da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), disse que a secretaria está aberta para discutir a requalificação da rede de distribuição de medicamentos.

Fonte e fotos: Aleam

bottom of page