top of page

Manifestações reúnem 2 milhões de brasileiros em prol da democracia e contra o golpe


Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Nesta sexta-feira (18), aproximadamente 2 milhões de brasileiros foram às ruas em defesa da democracia, do governo Dilma, do ex-presidente Lula e contra o golpe. Os manifestantes também se posicionaram contra a seletividade e politização da Justiça; pela prisão de Eduardo Cunha; e pela imediata investigação das denúncias contra FHC, Aécio Neves, José Serra, Alckmin, Gilmar Mendes, Moro e procuradores, dentre outros, envolvidos com escândalo de corrupção e com interesses políticos e econômicos nacionais internacionais que afrontam a soberania brasileira.

Em Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Manaus, dentre outras capitais, ocorreram manifestações altamente expressivas e marcantes. No Recife, 300 mil pessoas foram às ruas, formando um tapete humano interminável para quem via do alto dos prédios. Na capital baiana, mais de 100 mil soteropolitanos mostraram repúdio à tentativa de golpe. No Rio de Janeiro, os manifestantes pediram a imediata saída de Eduardo Cunha. Além de outras manifestações político-culturais, a atriz Letícia Sabatella leu um poema aos presentes. Fora do País, houve manifestações de apoio à democracia e ao PT em diversos países, com destaque para as capitais Lisboa, Paris, Londres e Berlim.

De acordo com o que se pode observar pelos vídeos abaixo, o maior dos atos ocorreu na avenida Paulista, em São Paulo, onde mais de 700 mil manifestantes tomaram toda a extensão do cartão postal paulistano para demonstrar apoio e solidariedade a luta pela democracia e ao PT neste momento político turbulento da história do Brasil. O ex-presidente discursou em cima de um carro de som e reafirmou seu compromisso pela democracia. “O que vocês estão fazendo hoje na Paulista é uma lição sobre a capacidade do povo brasileiro”, exaltou, recebendo aplausos emocionados como resposta.

Eis aqui a manifestação na Avenida Paulista em São Paulo, com a fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Vídeo do Canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube

Vídeo do Canal Net TV

 
 
 

Comentários


bottom of page