top of page
Buscar

Pronatec pode ser pista de decolagem para jovens alçarem grandes voos, diz campeão do WorldSkills


Carlos Rubens Teixeira Júnior e Leonardo Fonseca Rodrigues com a presidenta Dilma: para eles, Pronatec foi a grande oportunidade de descobrirem suas verdadeiras vocações.Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Dois jovens brasileiros encantaram a plateia que acompanhava a cerimônia de anúncio da nova etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nessa quarta-feira (9). Ganhadores do título de “Melhores do Mundo” na principal competição internacional de ensino técnico, a WorldSkills, Leonardo Rodrigues e Carlos Rubens Teixeira Júnior, ambos de 21 anos, consideram que o Pronatec foi a grande oportunidade de descobrirem suas verdadeiras vocações.

“Quero dizer para os jovens que eles são capazes e que é possível chegar onde eles sonham. Muitas vezes temos um sonho, só que muita gente vem para por areia nesse sonho. E o Pronatec pode ser a pista de decolagem para esses jovens alçarem grandes voos, assim como eu estou decolando.”, disse o carioca Leonardo Teixeira, bolsista do Pronatec e campeão mundial em joalheira e modelagem de joias.

Teixeira já tem o seu próprio ateliê e sonha em levar sua marca para o mundo. Nessa quarta-feira (9), ele realizou outro sonho: o de presentear a presidenta Dilma Rousseff com uma joia feita por ele. Para criar o adorno, ele se inspirou nas estrelas do Cruzeiro do Sul, representados no brasão da república.

“Quando soube que viria aqui, eu pensei: eu vou levar algo para a presidenta, eu tenho que honrá-la porque eu estaria na casa dela. Esse colar traduz a presença da presidenta e a sua força, como mulher presidenta que é”, destacou.

Filho de uma vendedora e de um mecânico industrial, o mineiro Carlos Rubens conta que a paixão pela área de instalações elétricas prediais, que o consagrou campeão mundial, surgiu durante o curso profissionalizante realizado pelo Senai, no âmbito do Pronatec.

“A educação profissional pode abrir grandes portas na nossa vida. Assim como eu fiz o curso de aprendizagem do Pronatec e tive a oportunidade de ter uma visão sobre a profissão que eu escolhi, vi que era realmente eu gostava e tive a oportunidade de seguir em frente com isso. Creio que todo brasileiro deveria passar pela formação profissional. Leonardo atualmente é instrutor de formação profissional do Senai e estuda Engenharia Elétrica”.

Fonte: Blog do Planalto - Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

bottom of page