top of page

Parlamento presta homenagem às mulheres em Sessão Especial na Aleam


Foto: Aleam

A luta das mulheres por igualdade de direito, suas conquistas e dificuldades para colocar em prática o que está previsto em lei, foram alguns dos assuntos tratados, nesta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Os temas foram abordados durante a Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, promovida pelos deputados Alessandra Campêlo (PCdoB), Sinésio Campos (PT), Luiz Castro (REDE) e José Ricardo (PT).

Em seus discursos, os parlamentares trataram sobre avanços obtidos pelas mulheres no Brasil, a começar pelo direito ao voto a partir de 1932, e da necessidade de aumentar a participação das mulheres na política. Os deputados José Ricardo e Alessandra destacaram a baixa participação da mulher nos parlamentos, citando o exemplo da própria Assembleia do Amazonas que tem uma única mulher como parlamentar.

Para Luiz Castro é preciso mudar os hábitos culturais machistas, que sempre colocam a mulher em segundo plano. “É preciso trabalhar melhor a educação, divisão de tarefas domésticas, equidade, respeito à mulher na própria família e na comunidade, pois só assim teremos resultados satisfatórios”, disse.

Em seu discurso o deputado Sinésio Campos afirmou que a discriminação, o tratamento desleal e os baixos salários continuam sendo um entrave na vida das mulheres mesmo após 50 anos do início da luta feminina por melhores condições de trabalho, se referindo a manifestação das operárias da fábrica de tecidos de Nova Iorque, em 1857.

Durante o evento, os parlamentares homenagearam mulheres consideradas destaques em suas áreas de atuação com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito, entre elas a vereadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Rosi Matos (PT); e a dirigente da Delegacia Especializada para Crianças e Adolescentes (Depca), delegada Linda Glaucia. Os deputados também entregaram uma placa comemorativa à presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, Maria Auxiliadora Queiroz.

Representando o governador do Amazonas José Melo (PROS) no evento, a secretária de Justiça e Cidadania do Amazonas, Graça Prola, falou sobre o compromisso do Estado em continuar investindo em políticas públicas voltadas à mulher.

Também participaram do evento a primeira dama de Manaus, e secretária da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos do Município, Goreth Garcia, que no ato representou o prefeito Arthur Virgílio Neto, e também os deputados Belarmino Lins (PMDB) e Serafim Corrêa (PSB) também se pronunciaram sobre o tema, parabenizando às mulheres pela data, destacando a participação feminina nas várias áreas de atuação.

Fonte e foto: Aleam

 
 
 

Comentários


bottom of page