top of page
Buscar

Quilombolas trocam casas de pau a pique por imóveis de alvenaria


Ao retirar famílias descendentes de quilombolas de casas de pau a pique em Bom Conselho, no agreste pernambucano, o Minha Casa Minha Vida Rural contribuiu para a melhoria da saúde dos moradores da cidade localizada a 280 quilômetros de Recife. Quem atesta é a médica Alina Alonso Hernandez, uma das responsáveis pelo atendimento diário no posto de saúde local.

“Há uma mudança muito positiva. As doenças que eram mais comuns, como as parasitoses e as geradas por picada de insetos ou mordidas de ratos estão diminuindo com o Minha Casa Minha Vida Rural”, constata a médica cubana Alina Hernandez, enviada pelo Programa Mais Médicos a Bom Conselho em março de 2014.

O agricultor João Cavalcante é um exemplo desta transformação. Ele já havia sido atendido mais de uma vez no posto médico da cidade por picada de escorpião e de aranha caranguejeira. Os aracnídeos costumavam se esconder nos buracos e frestas da casa de pau a pique em que ele vivia até receber as chaves moradia construída pelo Minha Casa Minha Vida Rural no final do ano passado.

“A gente que vivia em casa de taipa ficava sujeito a tudo”, lembra João Cavalcante. "Sou uma pessoa realizada e vou continuar cuidando muito da minha moradia. Com a casa nova, terei mais saúde", acredita o agricultor. Ele integra as 96 famílias contempladas pelo Minha Casa Minha Vida Rural em Bom Conselho no final de novembro. No total, já foram entregues 703 unidades de 803 contratadas até o momento.

O programa atua no município diretamente na construção de casas para descendentes de quilombolas. Outro fator que ajudou na promoção da saúde no município é que todas as casas têm água encanada, banheiro e fossa séptica, exigências do programa de habitação.

O músico José Soares comemora o simples fato de agora poder tomar banho na hora que quiser e com total privacidade. Antes, ele esperava anoitecer e se lavava nos fundos da propriedade para não ser visto pelos vizinhos. Era época do banheiro de lona e palha de coqueiro e de água jogada de balde no corpo. “Quando estou tomando banho agora, num banheiro chique, fico tão feliz que até canto.”

Até dezembro de 2015, o Minha Casa Minha Vida Rural entregou em torno de 3 mil casas a famílias de descendentes de quilombolas de um total de quase 12 mil já contratadas em todas as regiões do Brasil para este público. Segundo o Ministério das Cidades, mais de 12 mil descendentes de quilombolas foram beneficiados com as moradias do programa.

Fonte: Agência Caixa

bottom of page