Crise dos refugiados exige soluções coletivas e Bulgária é importante nessa questão, afirma Dilma
- Equipe Rede Mundo
- 1 de fev. de 2016
- 1 min de leitura

A presidenta Dilma Rousseff destacou, nesta segunda-feira (1), após reunião com o presidente da Bulgária, Rosen Plevneliev, que os dois países concordam que a crise dos refugiados, que envolve a Europa, o Norte da África, a Ásia Central e o Oriente Médio, exige soluções coletivas por parte da comunidade internacional.
Dilma ressaltou que a Bulgária é um ator fundamental, por sua situação geográfica, na resolução desse tema que afeta a todos os países, direta ou indiretamente. Lembrou ainda que o país é reconhecido “por sua posição equilibrada nesta matéria”.
“Convergimos, também, sobre a necessidade de que se encontre solução política e abrangente para o conflito na Síria, que se sentem nas mesas para negociação. À luz do quadro de insegurança internacional, retomamos nossa conversa a respeito do imperativo de reformar o Conselho de Segurança da ONU, a fim de que suas ações sejam mais eficazes e mais representativas”, enfatizou.
Dilma Rousseff acrescentou estar certa de que a visita do presidente Pleneliev trará avanços concretos nas relações bilaterais. A presidenta fez questão de lembrar que a visita do governante europeu tem um significado especial para ela. “Como todos sabem, tenho uma parte búlgara, a metade”, disse.
A presidenta aproveitou a ocasião para convidar Rosen Plevneliev e sua delegação, os atletas e o povo búlgaro a visitar o Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em agosto deste ano.
Fonte: Blog do Planalto/ Foto: Lula Marques/ Agência PT




Comentários