top of page
Buscar

Dilma inaugura nesta quinta (21) a pista leste da Via Mangue - a maior obra de mobilidade das última


Nesta quinta-feira (21) será inaugurada a pista leste da Via Mangue, na cidade de Recife (PE), facilitando a mobilidade urbana da Zona Sul ao Centro da Capital.

Marcada para domingo (17) a inauguração foi adiada para esta quinta em razão da agenda da presidente Dilma, que pretende participar do evento.

A obra da Via Mangue, desenvolvida pela Prefeitura de Recife em parceria com o Governo Federal, é considerada a maior intervenção viária das últimas décadas na capital pernambucana. Foi iniciada em abril de 2011 e faz parte da reestruturação de Recife para a Copa do Mundo.

O traçado da Via tem função de uma via expressa, com 4,5 km de extensão, sendo 1,9 km sobre um elevado, ligando os bairros do Pina e Boa Viagem. Possui duas faixas de tráfego e sem semáforos, onde a velocidade regulamentada será de 60 km/h, com alguns trechos a 40 km/h. No pico da operação, a obra chegou a ter aproximadamente 2.200 trabalhadores.

O investimento total nos trechos 1 ao 4 da da Via Mangue-Centro/Zona Sul de Recife foi de R$ 433,2 milhões, sendo R$ 331 milhões financiados pelo governo federal.

A presidenta Dilma, destacando investimentos em mobilidade urbana executados nos últimos anos, disse que "Nunca antes o governo federal tinha investido em mobilidade urbana, pois antes se considerava que mobilidade urbana não era função do governo federal." E acrescentou:

“A primeira característica (desta obra), e talvez a mais importante, é ganhar tempo. Ganhar tempo para quem? Para os trabalhadores, para as trabalhadoras, para as donas de casa, para as mães de família, para os pais de família, para os pequenos empresários, para os médios empresários, enfim, para todos os habitantes de uma cidade que preferem usar o transporte de massa ao invés de usar o transporte individual. (…) Eu acredito que a inauguração da Via Mangue é uma solução para o trânsito da zona sul, vai desengarrafar e vai também melhorar outras vias que eram congestionadas, destacou a presidenta.”

Em maio de 2014 foi liberada a pista oeste, no sentido subúrbio, da Ponte Paulo Guerra até a Rua Antônio Falcão. Esse trecho da Via Mangue incluiu o alargamento de duas faixas na Ponte Paulo Guerra, a Ponte Estaiada, a ponte do Encanta Moça, o trecho do aeroclube, a via elevada e os viadutos sobre a Rua Antônio Falcão,

Com a abertura da pista oeste, cerca de 49% do tráfego de automóveis que circulava pela Avenida Engenheiro Domingos Ferreira migrou para a Via Mangue.

O trecho leste da pista da Via Mangue será entregue ao público logo após o evento de inauguração da obra.

Algumas novidades

O trecho leste não possui semáforos ou cruzamentos. A expectativa é de que a pista leste absorva mais 30% do trânsito de carros da Avenida Boa Viagem: a média é de 37 a 40 mil carros por dia passando no local.

Outra novidade da pista é a faixa cicloviária, que terá a mesma extensão da pista leste e que estará em funcionamento a partir da inauguração. Esta ciclovia vai se conectar com a da Rua Antônio Falcão e a do Jardim Beira Rio, unindo a Ciclovia Via Mangue a do entorno do Shopping Rio Mar, numa extensão total de 7 km.

Video do Canal do Palácio do Planalto no YouTube

Video do Canal de Roberta Soares no YouTube

Equipe Rede Mundo

bottom of page