top of page
Buscar

Governo aposta em potencial do Rio 2016 para consolidar o Brasil como destino turístico


Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 trarão ao Brasil no ano que vem cerca de 15 mil atletas de 206 países e 25 mil profissionais de comunicação. Estima-se que cinco bilhões de espectadores voltem seus olhos para o país, que espera aproveitar toda a atenção não só para realizar um evento de sucesso, mas para consolidar o Brasil como destino turístico.

A intenção do governo federal para os Jogos Rio 2016 foi demonstrada nesta quarta-feira (07.10), em Brasília, no evento “Ano Olímpico para o Turismo”. O encontro reuniu a presidenta Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer, o ministro do Esporte George Hilton, o ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e o presidente interino da Autoridade Pública Olímpica Marcelo Pedroso para discutir ações a fim de aproveitar o protagonismo brasileiro em 2016 para impulsionar o turismo.

“Se tem algo que transforma um país em um atrativo e em um destino turístico, são as Olimpíadas, que o fazem desde que começaram na Grécia Antiga”, discursou a presidenta Dilma Rousseff. “Os olhos do mundo já estão voltados para o Brasil. Acredito que o turismo seja a atividade que mais pode ganhar com as Olimpíadas. Faremos do ano olímpico um marco de consolidação como destino turístico”, afirmou.

Hilton lembra dos investimentos nos Jogos

Integrante da mesa principal do evento, o ministro George Hilton falou sobre a proximidade dos Jogos Olímpicos e fez um pequeno histórico da batalha do governo federal para que as Olimpíadas sejam um sucesso: “Em 2 de outubro de 2009, o Comitê Olímpico Internacional elegeu a cidade do Rio de Janeiro como sede dos jogos de verão, dali a sete anos, ou seja, em 2016. Era um tempo de muitas dificuldades. Com as gloriosas exceções do futebol e do vôlei, nosso esporte vivia de ciclos e carecia de apoio por todos os lados”, recordou.

O ministro também falou sobre os investimentos feitos na cidade sede dos Jogos. “No Rio, o Governo Federal financiou a construção do Centro Olímpico de Tênis, do velódromo, do estádio de handebol, que depois será transformado em quatro escolas públicas, do Centro Olímpico de Esportes Aquáticos, que depois será transferido para outra cidade brasileira.

Em Deodoro, na Zona Norte, financiou o Estádio Olímpico de Canoagem Slalom, o Centro Olímpico de BMX, a Arena da Juventude, o Centro de Mountain Bike, o Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama, as reformas do Centro Aquático e dos Centros Olímpicos de Tiro e de Hipismo”, enumerou.

Antes mesmo de os Jogos começarem, o governo acredita que terá boas oportunidades de mostrar e divulgar as belezas do Brasil como um todo. A principal delas será no revezamento da tocha, que passará por 300 municípios brasileiros. “Vai ser uma grande oportunidade de mostrar ruas, vielas, noites, madrugadas e emoção para o mundo ver este país complexo e maravilhoso que temos”, disse Henrique Eduardo Alves. “É praticamente uma propaganda dos municípios e é isso que teremos que aproveitar”, acrescentou a presidenta Dilma Rousseff.

Prefeito do Rio quer “apresentar o Brasil”

O prefeito Eduardo Paes fez uma apresentação do projeto olímpico e paralímpico para o ano que vem e ressaltou o fato de os Jogos serem um evento representativo para o país como um todo. “Não é uma conquista da cidade do Rio de Janeiro, é do Brasil e de todos os brasileiros. Temos um enorme orgulho de representar um pouco dessa síntese do país. É uma oportunidade incrível de, a partir do Rio, apresentar o Brasil”, comentou.

Paes fez um panorama do andamento da preparação do país para os Jogos e destacou também a oportunidade de transformação do evento. “Os Jogos não são somente um evento esportivo. São uma boa justificativa para que possamos trazer benefícios ao país”, disse, citando alguns dos benefícios que vão ser agregados ao Rio. “Estamos praticamente dobrando o número de vagas de hotéis na cidade. Vamos passar a ter 37 mil quartos em 2016.”

Fonte: Ascom - Ministério do Esporte - Vagner Vargas - brasil2016.gov.br

bottom of page