top of page
Buscar

Magistrados recebem treinamento sobre o uso do Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias


A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região realizou, na manhã desta sexta-feira (21/08), um treinamento sobre o uso do Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias para os magistrados do Regional, que foi realizado pelo juiz do trabalho Marcos Vinicius Barroso, do TRT da 3ª Região.

A solenidade de abertura foi realizada pela presidente do TRT da 11ª Região, desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho, que comentou que o treinamento surgiu de uma preocupação com a capacitação de cada magistrado para lidar com a segurança de movimentações bancárias. "Eu e o desembargador David, temos tentado mandar os juízes fazerem cursos fora ou trazemos um palestrante para cá, justamente pela preocupação com a capacitação de cada juiz. Agora chegou a vez do SIMBA", comentou.

A abertura também contou com a presença da vice-diretora da Ejud11, juíza Sandra Di Maulo, e com a do diretor da Escola Judicial do TRT da 11ª Região, desembargador David Alves de Mello Júnior, que agradeceu mais uma vez a presença do palestrante, que deu início ao treinamento.

Sobre o SIMBA

O sistema SIMBA permite de forma segura o tráfego de dados bancários entre instituições financeiras e órgãos governamentais mediante a prévia autorização judicial de afastamento de sigilo bancário. Ele foi desenvolvido pela Assessoria de Pesquisa e

Análise do Ministério Público Federal, com uso predominante nas investigações de crimes contra o sistema financeiro. O acesso ao software é exclusivo por computadores interligados à rede interna da Justiça do Trabalho.

A tecnologia do sistema tem por objetivo dar maior celeridade à análise dos procedimentos investigativos que envolvam o afastamento de sigilo bancário dos investigados. Essa transferência de tecnologia possibilita o recebimento e o processamento de informações advindas do SIMBA, o qual é composto de sistema de informática e de suporte técnico capaz de auxiliar na análise de quebras de sigilo bancário mediante a utilização de relatórios parametrizados.

Fonte e fotos: TRT11

bottom of page