Buscar

Minas recebe Caravana da Cultura nos dias 6 e 7 de maio


Intuito é estreitar laços e ouvir demandas de produtores, artistas e gestores culturais dos estados

O Ministério da Cultura promove, nos dias 6 e 7 de maio, a quarta edição da Caravana da Cultura em Minas Gerais. O intuito é estreitar laços e ouvir demandas de produtores, artistas e gestores culturais. A iniciativa, que já passou pelo Ceará (Fortaleza e Cariri), Maranhão (São Luís) e Bahia (Salvador), chega agora à Região Metropolitana de Belo Horizonte.

No primeiro dia da programação (6), está prevista a visita do ministro da Cultura, Juca Ferreira, à Comunidade Negra dos Arturos, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Considerada patrimônio cultural e histórico da região, a comunidade quilombola conta hoje com cerca de 80 famílias e oferece um retrato da identidade cultural e das tradições dos negros africanos que chegaram ao Brasil no período escravagista. À tarde, o ministro deverá se reunir com o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.

Na quinta-feira (7) pela manhã, o ministro comparece ao encontro dos secretários de Cultura das capitais. O evento será realizado no Museu de Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Em seguida, Juca Ferreira visita a Casa dos Direitos Humanos, onde será recebido pelo secretário estadual de Direitos Humanos, Cidadania e Participação Social, Nilmário Miranda.

À tarde, após almoço com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, Juca Ferreira participa, às 15h, de roda de conversa com artistas, gestores e produtores culturais.

As rodas de conversa, realizadas em todas as Caravanas da Cultura, fazem parte de uma estratégia da atual gestão de fortalecer a participação social na discussão de temas culturais relevantes e na produção de políticas públicas do setor.

Fonte:Ministério da Cultura

#cultura